Globo transmite Carnaval 2010 em 3D

G

Durante o último Lumix Optical Seminar 2010 no Rio, eu me lembro de ter conversando com alguns executivos da Panasonic e ouvido uma história de que a TV Globo estava pedindo emprestado algumas câmeras de broadcast de TV 3D deles para gravar os desfiles de carnaval. E não é que além de filmar eles também já estão trasmitindo? (Mas somente para o Rio).

Segundo nota publicada ontem pelo G1, a transmissão está sendo feita em caráter experimental pela NET por meio do canal 750 apenas para a cidade do Rio de Janeiro. Esse sinal está sendo distribuido para alguns pontos específicos, dotados de aparelhos de TV com tecnologia 3D. A informação foi dada oficialmente pela NET no seu Twitter, que está fazendo umas promoções pra levar os assinantes pra ver a festa num oba-oba no Hotel Fasano, no Rio.

Segundo a NET os assinantes dos pacotes Digital HD e Digital HD Max estão aptos a receber os sinais HD 3D em casa mas, obviamente, o equipamento precisa estar preparado para gerar a imagem combinada (acima) que será decodificado pelo cérebro humano com a ajuda de óculos especiais. Caso contrário, o telespectador irá receber duas imagens ao mesmo tempo lado a lado.

Segundo a Panasonic, a tecnologia de transmissão de TV em 3D possui algumas características técnicas próprias, entre elas a necessidade de um meio de trasmissão mais veloz, já que a quantidade de informação capturada pela câmera praticamente dobra. Assim imagino que a transmissão de TV em 3D seja viável apenas no formato digital o que, na teoria compatibiliza o mesmo com o nosso padrão SBTVD.

Também se fala que a próxima Copa do Mundo na África também será transmitida pela Globo em 3D, o que vai ser um grande incentivo para a troca de aparelhos para o novo formato. Entre as empresas que já confirmaram o lançamento de TVs em 3D no Brasil está a Panasonic. Já o nosso chapa Renato Rodrigues descobriu lá na CES que e a Samsung também está nessa parada (apesar dela negar até a morte que confirmou isso) e — obviamente — se a empresa coreana está nessa, sua arqui-rival LG provavelmente vai entrar na cola.

Também descobrimos (meio que por acaso) na semana passada, que a Sony poderá ser o mais novo membro dessa lista — já que como no caso dos coreanos, sua arqui-rival de Osaka já está nela .

Ou seja pessoal, se você curte futebol e está pensando pular para uma TV de tela grande — não compre agora — e espere fortes emoções para os próximos meses já que ao contrário de outros anos, me parece que a indústria nacional não está esperando o fim do carnaval para pisar no acelerador.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="22682 http://zumo.com.br/?p=22682">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos