ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gigabyte: computação verde (com desempenho)

A Gigabyte, em parceria com a Digitron e a Intel, anunciou hoje o lançamento da sua nova placa-mãe topo de linha mais voltado para desempenho, a GA-X48-DQ6 (imagem acima).

Baseada no chipset Intel X48 Express, a GA-X48-DQ6 incorpora um impressionante conjunto de recursos, entre eles suporte para memórias DDR2 de 1.200 MHz Dual Channel e barramento frontal (FSB) de 1.600 MHz, o que faz dela uma companhia perfeita para os novos processadores quadcore de 45 nm da Intel como o Core 2 Extreme QX9770 de 3,2 GHz.

A GA-X48-DQ6 conta com outros recursos interessantes, como dois slots PCI-E 2.0 compatí­vel com a tecnologia ATI Crossfire, componentes mais resistentes e duráveis como capacitores de estado sólido e um sistema de dispersão de calor dos componentes totalmente passivo feito de cobre. Outra curiosidade é o chamado Quad BIOS que seria o tradicional sistema Dual BIOS duplicado, onde um sistema de BIOS secundário pode entrar em ação caso o primário sofra algum tipo de dano.

Para aqueles que curtem efeitos visuais, a placa possui uma divertida escala de LEDs que mostra a carga de trabalho do processador.

Além disso, outra caracterí­stica que torna esse produto bastante interessante para esses tempos de aquecimento global é a tecnologia DES (Dinamic Energy Saver) que acompanha uma nova tendência mundial de valorizar sistemas capazes de oferecer o que chamo de “desempenho sobre demanda“, ou seja ser capaz de poupar energia nas horas em que a demanda de processamento for baixa e liberando toda sua potência apenas quando for necessário.

No caso da Gigabyte, essa bruxaria fica por conta de um chip desenvolvido em parceria com a Intersil, que permite que o controlador PWM possa trabalhar dinamicamente com até 12 ní­veis de tensão, enquanto que a concorrência trabalha com dois ou mais ní­veis. Assim, a empresa afirma que sua solução seria capaz de economizar até 70% mais energia que outras do mercado. Mais informações aqui.

No Brasil já existem duas placas-mãe com tecnologia DES: a GA-X48-DQ6 e a GA-EP31-DS3L, também para Intel e mais voltada para o mercado mainstream. Ambas já estão sendo produzidas pela Digitron no Brasil e já podem ser encontradas em algumas de suas revendas, como a AGIS, Alcatéia, All Nation, Aldo, Bell Micro, Connections, Handy Tech, Mazer, nagem, Officer, Opção, Pauta, SND, Solution e Tech Data. O preço pode variar de um local para outro.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.