ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Câmeras 360 e o novo mundo da realidade virtual conectada

[MWC 2016] Câmeras que filmam e fotografam em 360 graus não são novidade. Mas câmeras que filmam e fotografam em 360 graus e mandam tudo em tempo para o smartphone sim. Samsung e LG mostraram que gadgets para criação de conteúdo para dispositivos de realidade virtual são uma tendência aqui em Barcelona.

Primeiro, o Samsung Gear 360. Passei quase meia hora brincando com essa câmera – um complemento para o Galaxy S7 – em um estúdio montado no stand da coreana. E é bastante divertido usá-la.

Tem toda a cara e jeito de uma webcam, só que com lentes dos dois lados, com 15 megapixels de resolução por lado. Não tem armazenamento interno e é preciso usar um cartão microSD.

São lentes olho-de-peixe, grande angulares, que enxergam 180 graus cada uma: a imagem é colada em tempo real pelo smartphone, conectado via Bluetooth ou Wi-Fi. A câmera funciona sozinha também, sem conexão ao Galaxy S7. E ela vem com esse simpático tripé.
samsung gear 360 - 1

Galaxy S7 e a Gear 360:samsung gear 360 - 2

Selfie do autor:samsung gear 360 - 3

Note no meio para o lado direito da imagem: tem uma quebra ali – é onde a costura de imagens é feita em tempo real (e imagino que esse não é o software final).samsung gear 360 - 4

A Gear 360 tem quatro modos de uso e pode ser comandada pelo smartphone, via aplicativo, ou direto na câmera. Os modos são fotografia, vídeo, timelapse e vídeo loop.
samsung gear 360 - 5

Pelo app dá pra ver também quanto ainda tem de bateria.samsung gear 360 - 6

A câmera da Samsung é bem simples de usar, com botões intuitivos: gravar em cima, uma tela minúscula com informações sobre modo de uso/espaço/tempo  no cartão microSD, LEDs indicadores de atividade…samsung gear 360 - 7

E é isso. samsung gear 360 - 8

samsung gear 360 - 9

samsung gear 360 - 10

samsung gear 360 - 11

samsung gear 360 - 12

O controle é feito pelo botão Menu/Back, na lateral.samsung gear 360 - 13

O tripé também se fecha e serve para segurar a câmera com a mão, sem atrapalhar a captura de imagem. samsung gear 360 - 14

samsung gear 360 - 15

O tripé se desencaixa, podendo prender a Gear 360 a um tripé padrão.

samsung gear 360 - 16

samsung gear 360 - 17

Atrás da tampa com a marca Samsung…

samsung gear 360 - 18

Está a bateria, o conector micro USB para carregar o acessório e o slot para cartão de memória. A Samsung deve lançar o Gear 360 no Brasil junto com os novos Galaxy S7 (imaginamos que em meados de maio). Não tem preço definido ainda.

samsung gear 360 - 19

Quem também lançou algo similar foi a LG, com sua LG 360 CAM. O conceito é parecido, o hardware tem pequenas diferenças: duas câmeras de 13 megapixels com ângulo de 200 graus cada, 4 GB de armazenamento interno mais espaço para cartão microSD. Grava vídeos em resolução 2K com áudio 5.1 (são 3 microfones internos).

Segundo a LG, as imagens feitas com a 360CAM podem ser enviadas para o Google Street View e para o YouTube, graças a uma parceria com o Google. Não tem preço nem data de lançamento, mas deve acompanhar o LG G5, que chega em abril ao Brasil.

lg 360 cam - 1

lg 360 cam - 2

lg 360 cam - 3

lg 360 cam - 4

Nagano comenta: Essa câmera da LG se parece muito com a câmera panorâmica Ricoh Theta lançada no Japão em 2013 e recentemente renovada com o modelo Theta S . Seria a 360CAM uma sucessora ou mesmo um OEM?

Ricoh_theta_views

Pode parecer estranho que uma empresa mais associada com soluções de impressão ter um produto desse tipo em seu portfólio, mas vale a pena relembrar que, em 2011, a Ricoh comprou a divisão de câmeras Pentax da Hoya, formando assim a Pentax Ricoh Imaging Company, Ltd.

ricoh-theta-controls

Mas se você quer mesmo, mesmo, mesmo produzir conteúdo original em 360 graus para realidade aumentada, não vai ser nem a Samsung nem a LG que vão atender suas necessidades. É a velha e boa Nokia, com sua câmera Nokia OZO. É um modelo profissional, avaliado em… (argh) 60 mil dólares (são 500 GB de armazenamento). Sem mais comentários – e o design é cool pra diabos.

nokia ozo - 1

Correndo por fora, a Sony mostra em Barcelona seu conceito Xperia Eye. Nada 360, mas totalmente pessoal. É uma câmera (ainda protótipo) que fotografa seu cotidiano de forma automática e inteligente – detectando sorrisos, por exemplo. A ideia é que você use-a pendurada na camisa e ela faz o resto sozinha, e você vê (claro) as imagens em um smartphone Sony Xperia.

sony xperia eye concept - 1

sony xperia eye concept - 2

sony xperia eye concept - 3

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • O conceito da sony é estranho, pois a GoPro já faz isso.
    A Lg fez uma jogada interesse ao colocar 200° em cada lente e permitir uma área comum (400> 360°)
    E não quero falar de preço pra não deprimir…