ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

GE espreme 500 GB em um disco holográfico

Pesquisadores da General Electric criaram um novo material micro-holográfico que grava dados na mesma velocidade de um Blu-ray.

Para mim, uma das promessas da ciência com nome bacana que ainda não chegaram ao mercado (como o sabre de luz, a fusão a frio ou o sistema de antigravidade) é o armazenamento holográfico. O conceito data dos anos 1960 e, desde o início desse século, surgem notícias de vez em quando que ele está para chegar ao mercado e estourar a boca do balão, mas até hoje nada aconteceu.

Sobre esse assunto, a boa notícia é que pesquisadores da General Electric revelaram em seu blog que eles desenvolveram um novo material micro-holografico capaz de armazenar até 500 GB de dados — algo como o conteúdo de 20 discos Blu-Ray ou 100 DVDs em uma simples face de um disco do tamanho de um CD.

A grande novidade nesse caso é que eles conseguiram acelerar a velocidade de gravação para chegar ao mesmo desempenho de um disco Blu-ray, um ganho de desempenho de quase 100x se comparado com a versão anterior.

===

===

Apesar disso ainda, existem muitas etapas a serem cumpridas para que esse produto chegue ao mercado, como transformar o modelo de laboratório (embaixo) em algo que possa ser instalado num computador e desenvolver um processo capaz de produzir esses discos em massa. É também desejo dos pesquisadores que sua versão final também seja capaz de armazenar um ou até mais terabytes de dados num único disco.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Aora eu consigo fazer o meu backup… 😉

    Mas ainda espero pelo “holo-Skype”.

    Aí sim teremos chegado no futuro – comunicação com hologramas!

  • Christian Brackmann

    Como assim “algo como o conteúdo de 20 discos Blu-Ray”?
    O blu-ray pode suportar até 10 camadas de 25GB cada. Isso dá um total de 250GB.
    Não entendi.

    • oi?

    • mnagano

      O post fala realmente em 20 discos de blu-ray, pode ser um erro de digitação ou a GE já tem uma mídia de maior capacidade.

  • Trollanus Furebas

    empresa X cria incrivelis e revolucionaris sistema TROLOLOgráfico de armazenamento de dados que armazena trocentos gigas/teras/petas/zetabytes …. fim da história…

    pq isso NUNCA vira produto … beira o esquema ridiculo de adoração que paira sobre os "CONCEITOS" que nunca vem a tona deste plano de realidade …