ZTOP+ZUMO

De volta para o passado: Gary Anderson’s UFO

Em homenagem ao Back to the Future Day, recordamos outro filme que também chama a atenção pela sua curiosa visão do futuro.

Confesso que não tinha me atentado que ontem (21/out/2015) foi o chamado “Back to the Future Day” cujas ondas de choque chegaram até aqui no Dell World 15, onde uma réplica do legendário Delorean Time Machine está exposto no showcase para quem quiser entrar e fazer uma foto:

Dellworld15_delorean

E ao ver algumas notas na web que listam quais previsões do futuro da série que se concretizaram (ou não) me fizeram lembrar de outro filme — ou mais exatamente uma série de TV — que sempre me impressionou pela sua visão “futurística”  pero no mucho.

Estou falando da série de TV inglesa UFO (no Brasil UFO – Objeto voador não identificado) criado pela dupla Gerry e Sylvia Anderson que são mais conhecidos por aqui pela sua série de TV Thunderbirds, que utilizava marionetes no lugar de atores nas filmagens e cujo resultado final poderia ser comparado ao uso de computação gráfica (barata) nos desenhos da TV.

UFO_DVD

Produzida no início dos anos 1970, a série UFO era voltado para um público mais adulto que, como outras séries da época, não deixava de ser uma alusão à guerra fria, onde os cumunistas comedores de criancinhas foram substituídos por uma invasão alienígina.

E para combater essa ameaça, foi criada uma organização secreta (travestida de estúdio de cinema) chamada S.H.A.D.O. (Supreme Headquarters Alien Defence Organisation) que contava com uma sofisticadíssima infraestrutura de defesa, o que incluía até uma base na lua.

Para mim, o que mais me chama a atenção dessa série é sua visão de futuro, o mais exatamente do início dos anos 1980.

Como ela foi produzida e apresentada entre os anos de 1970-71, os produtores tiveram que imaginar como seria o seu mundo daqui a uma década, de modo que o resultado final é bem curioso já que eles combinam elementos plausíveis (para a época) com idéias que beiram o absurdo.

De fato, a sequencia de abertura resume bem essa visão de futuro…

… onde vemos elementos bem interessantes, como uso de um sistema de mensagem na forma de uma máquina de Telex e/ou terminal IBM 1130

UFO_IBM_printing

… o intenso uso de mainframes…

UFO_SID_Mainframe

… cuja representação mais icônica da época nem era a CPU e sim a sua unidade de fita, tanto na terra…

UFO_SID_tape_unit

…quanto em órbita no espaço…

UFO_SID_satellite

… e um monte de equipamentos e acessórios bem transados, como um submarino que lança caças debaixo d’água como um míssil Polaris…

UFO_SkyDiver

… o uso de uniformes bem “moderninhos”…

UFO_Uniforme2

UFO_Uniforme3

… e o meu favorito: Uma base na lua…

UFO_moonbase

…habitada por garotas vestidas com roupinhas de mini-saia metalizada…

UFO_Uniforme4

e psicodélicas perucas roxas, que alguns fãs da série teorizam serem usadas pera proteger o cérebro da radiação solar e dos raios cósmicos (yeah sure…)

UFO_Uniforme5

E cá entre nós, quem precisa de um sofisticadíssimo computador gráfico para monitorar a órbita da Terra e da Lua se temos um planetário mecânico do tipo “Orrery“:

UFO_analog_computer

A música de abertura é bem “da época” com o uso de uma batida  bem “funky” e super “analógica” devido ao uso de  metais e o único toque mais futurista é uma pitada de sintetizador (por sinal bem primitivo) que me parece ser um Moog:

Aah… bons tempos aqueles.

Como disse o personagem Doc Brown no vídeo comemorativo do filme “The Future is Now!“, o futuro finalmente chegou e é diferente do que imaginávamos. Mas não se preocupem porque isso significa que ele ainda está sendo escrito, e o seu futuro só depende de você, então faça direito!

Disclaimer: Mario Nagano viajou para a República Popular de Austin a convite da Dell, mas as opiniões e fotos bacanas são dele.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.