Com Galaxy S6, Samsung tenta se reinventar

C

A Samsung apresentou hoje em Barcelona a nova geração do carro-chefe da sua linha de smartphones, composta pelos modelos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, com borda de tela curvada. Mais do que o simples anúncio de um novo telefone topo de linha, a chegada do Galaxy S6 representa um novo (e sutil) direcionamento da companhia coreana.

Nos últimos anos – notadamente no Galaxy S4 e no Galaxy S5 – as apresentações da Samsung costumam ser longas, cheias de detalhes técnicos, quase um show para nerds. Em 2015, a coisa mudou. Tanto que JK Shin, CEO da divisão de mobilidade, deu apenas boas-vindas…P1190711E deixou a deixa para Hyun Yeul Lee, vice-presidente do time de experiência do usuário. Conhecendo por cima a cultura corporativa coreana, a VP é merecedora de muita honra (e poder) dentro dos quadros da empresa. Lee alternou a apresentação com seus pares norte-americanos.

Apesar de entusiasmada demais, Lee deu a dica do que estava por vir: menos detalhes técnicos, mais imersão do consumidor resultante de mudanças feitas pela Samsung.

Chega de pop-ups, confirmações, é hora de voltar para o mais básico (notando uma leve inspiração no que foi o sucesso da retomada da Motorola com o Moto G/Moto X nos últimos dois anos, focados em uma experiência de usuário simples e direta, sem frescuras). Como uma boa apresentação da Samsung, claro, quase não se citou o nome “Android” (mas o termo não foi ignorado, pelo menos).

01

E como simplicidade se resume nessa “nova Samsung”? Menos interrupções, mais produtividade.

02

Novos menus, novos métodos de interação – abaixo, a comparação de como é hoje (curiosamente, o termo “TouchWiz” também foi solenemente ignorado) com um aparelho topo de linha (Galaxy Note 4, um favorito deste ZTOP). 03

04…ou mesmo a simplicidade da câmera, com a tela de opções das configurações bem mais básica e direta ao ponto.05 06

Na hora de falar de especificações técnicas, nada de grandes números: destaques apenas para o aumento de performance no processador (um octa-core produzido em processo de 14 nanômetros)…07e de ganho energético, algo extremamente importante hoje em dia (apesar de os S6/S6 Edge terem recursos de recarga rápida de bateria). Maior ganho, menor gasto, mais bateria e durabilidade. 
08

Uma das surpresas da noite foi a câmera. Ao falar de HDR em tempo real, abertura focal de f/1.9 e modo de alta sensibilidade à luz, a plateia toda acreditou estarem falando da câmera traseira – quando era a frontal (!)10De qualquer modo, a câmera traseira também ganha upgrades com o modo de alta sensibilidade (algo ainda a ser visto com calma amanhã no MWC). Abaixo, uma demo com foto do iPhone 6 e Galaxy S6 no mesmo ambiente, sem edição, conforme demonstrado pela Samsung.

11

Além de interface mais simples, aumento de desempenho e câmera mais eficiente, o design dos S6 é novo – no geral, para a Samsung, e esse é o ponto delicado: sai o corpo de plástico, entra uma estrutura toda de vidro, na frente e atrás, com detalhes em metal. Não existe mais bateria removível. Não existe mais proteção IP67 contra água e respingos. Não tem mais expansão com cartão de memória.

É um movimento ousado da Samsung, que disse ter ouvido o consumidor para criar esse novo Galaxy. Vendo as mudanças da linha (que deixa, para mim, o S5 anos-luz atrás), parece (e não é a primeira vez que falo isso) que tem uma nova Samsung vindo aí.  Espero que o consumidor esteja certo, no final, já que o mercado de smartphones, historicamente, faz crescer e derruba competidores em um curtíssimo espaço de tempo (a velha Nokia que o diga). Ser líder hoje não significa ser amanhã. E talvez, com essas mudanças radicais, porém importantes, a Samsung consiga se reinventar. (vale ler esse texto em inglês do Business Insider sobre a crise interna da Samsung).

12Os novos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge começam a ser vendidos em 10 de abril, em 20 países (a Samsung ainda não informou quais – e saberemos sobre o Brasil amanhã cedo aqui em Barcelona). Nada de preço ainda.

Update 02/3: Os dois modelos serão lançados no Brasil ainda em Abril, sem preço definido. Ambos fabricados no país.

Aviso: ZTOP está em Barcelona para cobrir o MWC a convite da Samsung. Opiniões e fotos bacanas são nossas.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos