ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Samsung Galaxy S4 Zoom

Velho mantra: mais um dia, mais um aparelho da linha Galaxy – e é o segundo desta semana. Agora é a vez do Samsung Galaxy S4 Zoom, um smartphone híbrido entre o Galaxy S4 Mini (nas configurações do aparelho) e a Galaxy Camera, e que agora pode ser usado como telefone.

Agora dá para dizer que é uma “câmera que fala e acessa a internet”: zoom óptico de 10x (24-240mm), sensor de 16 megapixels e estabilização óptica de imagem no lado câmera. Com a bateria padrão de  2330 mAh, mede 125,5 x 63,5 x 154 mm  e pesa 208g (é um aparelho grande).

Para o smartphone, tem um processador dual-core de 1,6 GHz, tela de 4,3″ qHD (960 x 540), opções com 3G/LTE, Wi-Fi, NFC, Bluetooth, GPS e Android 4.2 “Jelly Bean”, com 8 GB de armazenamento interno expansível com cartões microSD.

Se comparar com a Galaxy Camera, é um modelo mais simples, com zoom menor (10x contra 21x), tela menor (4,8″ na Galaxy Camera) e processador mais básico (dual-core 1,6 GHz contra 1,9 GHz quad-core na Galaxy Camera).

Curioso é que o anúncio do S4 Zoom é feito na mesma semana que surgem rumores de um aparelho Nokia codinome “Nokia EOS” com PureView real (=sensor com maior luminosidade e captura de pixels), como o velho 808. Vale lembrar que o Lumia 920 atual tem “Pureview” limitado (~8 megapixels) e é uma das melhores câmeras de smartphones do mercado hoje.

Vamos ver como a Samsung “vende” (=marketing) esse novo aparelho híbrido (como câmera? como duplo? como smartphone?) e se ele vai atacar a Nokia onde ela tem sua maior excelência desde sempre: a fotografia. E no fim das contas, acho que o plano da Samsung (e isso envolve a divisão de câmeras) é cair matando nos fabricantes de câmeras tradicionais, como a Canon.

Nada de preço ou data de lançamento ainda para o S4 Zoom.

 

GALAXY S4 zoom (8) GALAXY S4 zoom (7) GALAXY S4 zoom (6) GALAXY S4 zoom (5) GALAXY S4 zoom (4) GALAXY S4 zoom (3) GALAXY S4 zoom (2) GALAXY S4 zoom (1)

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin