em obras

Galaxy Note 20: o ano de manutenção da Samsung

A Samsung anuncia hoje um monte de novos produtos: smartphones Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, dois tablets Galaxy Tab (S7 e S7+), um relógio (Galaxy Watch 3) e fones de ouvido de formato nada ortodoxos ou comuns, os Galaxy Live Buds.

Tem também uma versão nova do Galaxy Fold, chamada Galaxy Z Fold 2.

Os anúncios de hoje me parecem que a Samsung está em um ano “tock”, pensando no modelo criado pela Intel anos atrás: 2019 foi a inovação com design e super câmeras no S10/S10+ e Note 10/Note 10+, este é o ano da manutenção e melhorias do produto anterior.

Em resumo, os Galaxy Note 20/20 Ultra são o Galaxy S20/S20 Ultra com caneta S-Pen, com telas maiores que a geração anterior.

Unpacked 2020: fones Galaxy Buds Live, relógio Galaxy Watch 3, smartphone Galaxy Note 20 Ultra, tablet Galaxy Tab S7+ (todas as fotos deste post: Samsung/Divulgação)

Na história do Galaxy Note, esta é a segunda vez que não estou no evento oficial (perdi apenas o do Note 4). Mas a Samsung mostrou um pouco dos aparelhos (menos o Fold novo que, como o resto dos modelos, teve diversos vazamentos no último mês) – ainda que de longe – para mim, e vou acompanhar o keynote no YouTube, com o resto do mundo, para ver a chegada do Galaxy Z Fold 2.

Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra

Galaxy Note 20 Ultra, em preto, bronze e branco místicos (à esquerda)
Galaxy Note 20, em cinza, bronze e verde místicos (à direita)

O que importa:

  • Dois modelos com configurações parecidas, como ocorreu com o S20/S20 Ultra. Lançamento global dos smartphones em 21 de agosto, sem data para Brasil ainda (costuma ser em um mês e pouco). Nada de preço ainda.
  • Note 20 tem tela de 6,7″, Note 20 Ultra de 6,9″ com taxa de atualização até 120Hz. Ambas com display Amoled Dinâmico.
  • Ambos com processador Samsung Exynos 990 para o Brasil, compatível com o 5G DSS falso das operadoras locais (mas pronto para o 5G de verdade quando existir após o leilão de espectro em algum momento de 2021).
  • Note 20 tem 8 GB de RAM e opções de armazenamento com 128/256 GB
  • Note 20 Ultra tem 8 ou 12 GB de RAM e armazenamento em 128/256/512 GB
  • Melhorias na gravação de vídeo (8K, 24 fps em 16:9 ou 21:9) e de áudio (com três microfones e redução de ruído mesmo usando fones Bluetooth)
  • Câmeras: as configurações similares às do S20/S20 Ultra:
    Note 20 Ultra: 108 megapixels no sensor principal, mais 2 sensores de 12 megapixels (um para o Space Zoom de até 50x e outro grande angular) e foco laser.
    Note 20: 64 megapixels no sensor principal, mais 2 sensores de 12 megapixels (uma para o Space Zoom de até 30x e outra grande angular).
  • Bateria: 4.500 mAH para o Note 20 Ultra, 4.300 mAH para o Note 20. Triste pensar que um aparelho intermediário da marca tem mais bateria (como o Galaxy A51). Ambos com carregamento rápido (45W)
  • S-Pen traz inúmeras melhorias, com mais gestos para uso e aprimoramento no tempo de resposta com menor latência (9 milissegundos no Note 20 Ultra)

Software! Software! Software!

  • Software é a grande mudança para a Samsung em 2020: app Samsung Notes ganha atualização e vai funcionar sincronizado via nuvem em smartphone, tablet e PCs, tem novo recurso de sincronia de gravação de áudio e anotação (algo que o Notability faz nos iPads faz tempo). Também agora importa PDFs, traz organização por pastas (finalmente) e alinha texto escrito à mão.
  • Samsung DeX, app que transforma seu smartphone em desktop ao ser conectado a teclado/mouse/monitor, agora dispensa o uso de fios para conexão (o que é incrível)
  • Parceria da Samsung com a Microsoft segue crescendo, com app Link To Windows (continuidade entre smartphone e PC Windows) integrado aos novos aparelhos.
  • E Microsoft também vai levar 100 jogos de Xbox para os telefones e tablets da Samsung com o Xbox Game Pass Ultimate (a partir de setembro)

Estratégia

  • Preços sugeridos lá fora: US$ 999 para o Note 20 e US$ 1.300 para o Note 20 Ultra nas versões 5G. Alguns mercados terão versão LTE.
  • Diferenciação de modelos segue a do Note 10/10+: o Note 20 é o modelo de entrada para quem quer experimentar com a S-Pen, o Note 20 Ultra é para o S-Pen lover, que já usa o modelo e não troca.
  • Samsung promete atualizações de sistema por 3 gerações. Impressionante.

Outros anúncios: Galaxy Watch 3 e Galaxy Tab S7/S7+

Os dois produtos são atualizações de versão. O Galaxy Watch 3 traz o design clássico de um relógio para o smartwatch, com moldura rotativa, pulseira de couro e inúmeras customizações da face do relógio. O produto traz sensor de pressão arterial (necessária calibração em farmácia ou médico), mede eletrocardiograma (como no Apple Watch) e traz novos recursos de análise em tempo real de exercícios, como checar assimetria de passada durante corrida, checagem de VO2 máximo e feedback de treinos.

Já o Galaxy Tab S7 e S7+ são versões atualizadas do Tab S6. Tablets Android com foco profissional são um mercado interessante e pequeno (comparado ao do iPad Pro, o rei dos tablets com caneta stylus) e vejo como um produto de nicho mesmo.

Galaxy Z Fold 2

Versão atualizada – e aparente muito mais bonita – do Galaxy Fold original. Duas telas: externa de 6,2″ finalmente cobrindo toda a frente do aparelho, interna de 7,6″. O smartphone tem câmeras aprimoradas (as mesmas do Galaxy Note 20 Ultra), mas a Samsung não fala muito dele hoje, prometendo mais informações em 4 de setembro (a tempo da IFA Berlin).

De qualquer forma, é uma atualização significativa e o maior destaque do evento da Samsung hoje. A tela cheia do Z Fold 2 (ainda preciso entender por que colocaram o Z na frente…) na frente, os detalhes de design, o acabamento parecem que os dobráveis-que-viram-tablet saíram do beta e viraram produtos de verdade. A conferir.

Sobre os Galaxy Buds Live, falo em outro post.

[Samsung]

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o criador do ZTOP e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

em obras

interfaces newsletter

+novos