Gadgets do Dia: Novo Gol e Novo Voyage 2017

G

Volkswagen quer reconquistar consumidores com recursos de conectividade

A Volkswagen apresentou na última segunda-feira, 22 de fevereiro, a linha 2017 de Gol e Voyage. Na luta para reconquistar consumidores, os modelos passam a contar com as opções de motor 1.0 de 3 cilindros da família EA211 (que atualmente equipam Up! e Fox) e de sistema de conectividade App-Connect, compatível com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. A chegada dos modelos às lojas está prevista para até meados de março.

A tabela de preços do Novo Gol 2017 começa em R$ 34.890 (versão Trendline com motor 1.0 Total Flex e câmbio manual) e vai até R$ 55.290 (versão Highline com motor 1.6 Total Flex e câmbio automatizado I-Motion). Já os preços do Novo Voyage 2017 começam em R$ 40.990 (versão Trendline com motor 1.0 e câmbio manual) e chegam a R$ 58.590 (versão Highline com motor 1.6 e câmbio automatizado I-Motion).

Além da reestilização e dos recursos dos modelos, a Volkswagen apresentou seu novo posicionamento corporativo. A empresa dá adeus ao slogan “Das auto” (O carro) e passa a usar apenas Volkswagen.

Marilu comenta: Embora ninguém da companhia afirme isso, nota-se que esse novo posicionamento é um dos passos adotados pela Volkswagen para tentar reaproximar a marca dos consumidores e lidar com a recente crise de imagem, provocada pelo escândalo das emissões.

Gol: Números enormes e novidades

Desenvolvido para o mercado brasileiro, o Gol já foi o carro mais vendido do Brasil e sustentou essa posição por 27 anos consecutivos (entre 1987 e 2014). De acordo com a Volkswagen, já foram vendidas mais de 6,7 milhões de unidades desde o lançamento do modelo.

Em 2015, o Gol perdeu a liderança para o Ônix, hatch da Chevrolet, e terminou o ano em sexto lugar no ranking dos mais emplacados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Para voltar a atrair olhares e compradores, a versão 2017 do Gol traz novidades tanto por fora quanto por dentro e sob o capô. Na versão 1.0, o motor de 4 cilindros foi substituído pelo 1.0 de 3 cilindros da família EA211, que, segundo a Volkswagen, é mais potente e econômico, gerando 82 cv de potência com etanol — o motor anterior chegava a 76 cv.

Na frente, há uma nova grade e o desenho dos faróis passa a seguir a assinatura Volkswagen, com linhas sextavadas e ar mais agressivo. “O design da dianteira do Golf GTI inspirou as frentes do Gol e do Voyage”, explica Alberto Veiga, diretor de design e package da fabricante.

Novo-Gol-(1)_dianteira

Na traseira, mudanças no vidro (que agora está mais reto) e nas lanternas, que ficaram maiores e ganharam desenho em relevo. O novo para-choque passa a sensação de o carro ter ficado mais largo e baixo. De acordo com Veiga, a ideia é dar um toque de esportividade ao hatch.

Novo-Gol-(1)_traseira

No interior, quem chama a atenção é o novo painel. As saídas de ar estão mais afiladas e as linhas do conjunto, mais harmoniosas. Apesar da presença de muito plástico, o desenho lembra o de modelos de categoria superior.

O volante multifuncional é inspirado no que equipa o Golf e está disponível como opcional, de acordo com a versão escolhida pelo cliente.

Novo-Gol-(1)_interior

O Gol 2017 conta ainda com uma série especial batizada como Connect, que traz a cor exclusiva “Azul Lagoon”. Por dentro, a série oferece painel com apliques em azulados, tecidos dos bancos com detalhes da mesma cor, suporte para celular e sistema multimídia.

Gol_Connect_Painel

Voyage: Números e novidades

Lançado em 1981, o Voyage já vendeu mais de 1 milhão de unidades e teve mais de 300 mil unidades exportadas para 58 países. Em 2015, o sedã ficou na 18ª posição no ranking dos mais emplacados da Fenabrave.

Na parte dianteira, o Voyage 2017 também recebeu as mesmas novidades de design que o Gol.

Voyage_Highline_34_Frente_F

A traseira, por sua vez, continua com o mesmo desenho apresentado em 2012.

Voyage_Highline_34_Traseira

De acordo com a fabricante, tanto o Gol quanto o Voyage trazem direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas em todas as versões — desde as de entrada até as topo de linha.

Opções de sistema multimídia

Gol e Voyage contam com quatro opções de sistema de som, são elas: Media, Media Plus, Composition Touch e Discover Media.

A opção Media, mais simples de todas, (vide foto abaixo) oferece leitor de cartão SD, rádio e compatibilidade com celular, entre outros recursos.

01_Interior_140G

Na opção Media Plus (foto abaixo), o motorista terá à disposição os seguintes recursos: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões SD e leitor de CD. Este sistema de som é item de série a partir da versão Comfortline dos veículos.

02_Interior_Media_Plus

A opção Composition Touch (foto abaixo) está disponível para as versões Comfortline e Highline, tanto do Gol quanto do Voyage. Ela oferece tela sensível ao toque de 5 polegadas e permite o espelhamento da tela do smartphone. Entre os recursos disponíveis há leitor de mensagens (SMS) e compatibilidade com o sistema MirrorLink.

03_Interior_Composition_Tou

No topo da lista, a opção Discover Media (foto abaixo) oferece tela sensível ao toque de 6,33 polegadas, sistema integrado de navegação (com atualização de mapas gratuita, segundo a Volkswagen), conectividade via tecnologia Volkswagen App-Connect. O usuário pode parear até dois smartphones via Bluetooth simultaneamente e operá-los, tanto nas funções de telefone quanto nas de áudio (streaming).

04_Interior_Discover_Media

O Discover Media “lê” mensagens de texto (SMS). O motorista também pode responder, ditando a mensagem, que será transformada em texto e enviada via SMS.

Cores

Gol e Voyage linha 2017 estão disponíveis nas cores sólidas: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash. As cores metálicas para os modelos são: Prata Tungstênio, Prata Sírius, Azul Lagoon, Azul Night e Cinza Platinum.

Cores

Preços e versões — Gol

Gol Trendline, motor 1.0, câmbio manual: a partir de R$ 34.890
Gol Trendline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 40.190

Gol Comfortline, motor 1.0, câmbio manual: a partir de R$ 42.690
Gol Comfortline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 47.490
Gol Comfortline, motor 1.6, câmbio I-Motion: a partir de R$ 50.790

Gol Highline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 51.990
Gol Highline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 55.290

Gol Connect, motor 1.0, câmbio manual: a partir de R$ 45.190
Gol Connect, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 49.990
Gol Connect, motor 1.6, câmbio I-Motion: a partir de R$ 53.290

Preços e versões — Voyage

Voyage Trendline, motor 1.0, câmbio manual: a partir de R$ 40.990
Voyage Trendline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 44.590

Voyage Comfortline, motor 1.0, câmbio manual: a partir de R$ 46.490
Voyage Comfortline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 49.790
Voyage Comfortline, motor 1.6, câmbio I-Motion: a partir de R$ 53.090

Voyage Highline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 55.290
Voyage Highline, motor 1.6, câmbio manual: a partir de R$ 58.590

Fichas técnicas completas e onde encontrar: www.vw.com.br

Sobre o autor

Marilu Araujo

Marilu Araujo escreve sobre TI desde 1997. Atuou em publicações especializadas, como PC Magazine Brasil e ZDNet Brasil. Escreveu para Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Trabalhou do outro lado da mesa, em agência de comunicação. Neste Ztop+Zumo, vai falar também sobre tecnologia embarcada em carros e em outros veículos. No Twitter: @mariluaraujo

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos