ZTOP+ZUMO

Gadgets do dia: medidores de sono Omron HSL-001 e HSL-101

Dispositivo consegue monitorar o sono de uma pessoa mesmo sem contato físico e transmite seus dados para um PC ou smartphone com Android.

Mais conhecida pela sua linha de medidores de pressão, termômetros e nebulizadores a Omron Healthcare Co. anunciou na semana passada o Omron Sleep Time Meter HSL-001, um curioso dispositivo que monitora e ajuda a analisar a qualidade do sono de uma pessoa. Ele mede apenas 8,3 × 8,3 x 1,6 cm (LxAxP) e funciona com duas baterias CR2032 ou adaptador de rede elétrica.

Seu funcionamento é bastante simples: Basta colocar o HSL-001 ao lado do traveseiro e pressionar o botão “SET”: ele ativa um acelerômetro interno que começa a monitorar o nível de vibração da cama causado pelo movimento do usuário. Assim o dispositivo é capaz de medir o tempo que a pessoa dorme e cai da cama, mais ou menos como faz o FitBit Ultra. Interessante notar que ele também possui a função de alarme, podendo funcionar assim como um despertador.

Além de informar o tempo que a pessoa dormiu, o HSL-001 também pode transferir essa informação (ou até 14 dias acumulados) para um smartphone com Android — via cabo USB ou interface NFC (se o aparelho já tiver o recurso) — o que permite que o mesmo possa fazer análises estatísticas para avaliar a qualidade do sono por meio de um aplicativo. Curiosamente, os resultados podem ser enviados para o Twitter (apenas texto) e Facebook (texto e gráficos).

Para quem gostaria de informações mais detalhadas sobre o seu sono, a resposta pode estar no HSL-101 um dispositivo bem maior ( 13 x 27 x 10 cm — LxAxP  e 420 gramas de peso) e mais sofisticado que monitora o movimento da pessoa na cama por meio de sinais de rádio-frequência emitidos pelo próprio aparelho.

Esse sinal é bastante fraco, mas é capaz de reconhecer o movimento do corpo da pessoa, mesmo que ela esteja dormindo debaixo de um futon (edredon japonês). Para funcionar corretamente, a  empresa recomenda que o aparelho não fique a mais de 1,5 m de distância o usuário.

A diferença desse modelo em relação ao HSL-001 é que neste caso ele também é capaz de registrar o quanto que a pessoa se mexeu enquanto estava dormindo, indicando assim um sono mais tranquilo ou agitado. Essas informações são armazenadas em um cartão SD que podem ser transferidas para um computador via cabo USB/conexão NFC-F para que o usuário possa visualizar como foi sua noite de sono…

… e compará-la com outras noites, permitindo assim uma análise mais detalhada da sua qualidade de sono.

Ambos os produtos devem chegar ao mercado japonês em meados de maio mas o seu preço sugerido ainda não foi divulgado. Mais informações aqui e aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano Lima 14/03/2012, 16:28

    Mais um equipamento para resolver os problemas que nem acreditávamos que tinhámos….
    Agora falando sério, eu durmo mal e pouco, seria ótimo poder avaliar o meu sonoe procurar melhorá-lo.
    Mesmo tendo um sono de pedra, não me mexo durante o sono e durmo direto a noite toda, acordo cansado na manhã seguinte.