ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget (vintage) do dia: Lumix DMC-LX3

Na onda das câmeras com visual retrô, como as Canon PowerShot G9/G10, Ricoh Caplio ou mesmo a Sigma DP1, a Panasonic apresenta sua Lumix DMC-LX3 (preço sugerido: US$ 499,95 nos EUA), disponí­vel nas cores preta (DMC-LX3K foto) e prata (DMC-LX3S).

Além do disco seletor de funções à  esquerda da sapata para flash externo (item raros em compactas), ela vem equipada com uma impressionante objetiva Leica DC-Vario Summicron de 24~60 mm / F2.0~2.8 ASPH, o que faz com que o modo grande-angular da FX3 consiga enquadrar bem mais que outras Lumix, cuja distância focal fica em torno de 28 ou até mesmo 35 mm.

Ele também conta com com estabilizador de imagem Mega O.I.S. de imagem montado na lente, o que torna essa câmera particularmente interessante para fotos de grupos, paisagens e interiores. Além de cair muito bem em eventos sociais, especialmente na mão daqueles que exageraram um pouco na bebida.

Seu sensor CCD é de 10 megapixels capaz de capturar imagens no padrão 4:3 (até 3.648 x 2.736 pixels), 3:2 (3.776 x 2.520 pixels) e 16:9 (3.968 x 2.232 pixels). O interessante é que sua tela LCD também é do tipo wide de 3″. Outro toque de charme do passado é seu visor auxiliar DMW-VF1, que pode ser montado na sapata do flash e que é normalmente usado para enquadrar imagens no modo grande angular (24 mm) – foi um acessório muito comum nas rangefinders entre as décadas de 1940 até 1960.

Ele tambêm conta com um flash embutido que salta da parte superior direita do corpo e a sapata do flash externo parece ser compatível com os modelos da Olympus, sua parceira tecnológica no segmento de DSLRs.

Mais informações aqui e aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Thiago

    Gostei muito da camera modelo bonito!