ZTOP+ZUMO

Gadget (verde) do dia: Belkin Conserve Insight Energy Monitor

Para mim, o Belkin Conserve Insight Energy Cost Monitor seria mais um monitor de consumo besta do mercado, se ele não fosse o primeiro deles a calcular o quanto esse valor representa em termos de emissão de CO2 na atmosfera (uia!)

Se comparado com concorrentes como o Kill-a-Watt, o monitor da Belkin é bem mais simples, informando apenas o consumo de energia em watts e quanto isso representa na conta de luz (em US$) por mês/ano. O dispositivo já vem com um custo médio da energia (nos EUA) pré-configurado de fábrica, mas o usuário pode informar um valor mais preciso, a partir da sua conta de luz.

O mais curioso é que ele converte essa informação em perfil (ou footprint) de emissão de carbono, ou seja, quanto de CO2 foi jogado na atmosfera para produzir essa energia que foi (ou será) consumida.

Segundo o site Carbonfund.org, as usinas elétricas dos EUA (a maioria movida a carvão)  emitem em média 0,5885 kg de CO2 por kWh ou 0,0005883 toneladas métricas de CO2 por kWh. Esse valor varia de estado para estado já que algumas adotam fontes de energia mais limpas.

Na minha opinião a idéia em si é legal porém meio inútil, já que não sei o que o consumidor faria com esse número. Melhor seria se eles convertessem esse valor em número de árvores que precisariam ser replantadas para tornar seus gadgets Carbon Neutral.

Essa engenhoca ainda não está à venda, mas já pode ser reservada no varejo on-line pelo preço sugerido de US$ 29,99.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Anonimo 22/08/2010, 17:49

    Santa inutilidade…desse jeito todo mundo vai ficar com medo de até acender a luz.