ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget (retrô) do dia: Casio Game Calculator SL-880

Nova calculadora com joguinho de tiro (sério!) é inspirada em um modelo dos anos 1980.

A Casio do Japão lança esta semana sua nova calculadora — a Game Calculator SL-880: 

No geral, trata-se de uma calculadora básica voltada para uso geral e comércio, mas que incorpora um curioso joguinho de tiro do tipo “Space Invaders” que impressiona pela maneira como os engenheiros e designers da empresa conseguiram criar tanta diversão usando apenas dois botões e um display de 10 dígitos.

Como no jogo original, sua “Laser Base” está sendo atacada por uma horda de alienígenas cuja forma varia de “1” até “9” (fora o “UFO”) que avançam lentamente em fila para a esquerda na direção da suas três bases, sendo que o jogador deve direcionar a mira do canhão para um alienígena específico com o botão [AIM] — ou seja, a mira “1” destrói só invasores do tipo “1” a mira “2” só do tipo “2” e assim por diante —  e fulminá-los (um de cada vez) pressionando o botão [Fire]. Isso faz com que o invasor suma do display e a fila recue para a direita, aumentando assim as chances de sobrevivência.

Toda vez que o invasor alcança a linha de defesa, uma das bases é perdida e o jogo reinicia até que todas sejam destruídas.

A empresa afirma que essa nova calculadora é inspirada em um outro modelo da casa — o MG-880 — lançado nos anos 1980 mas que também tinha a função de “música”: ao pressionar um botão no teclado, ele emitia uma nota musical como se fosse um pianinho, algo até divertido na época, mas que não impressiona mais ninguém nos dias de hoje.

Se comparado com o novo modelo, o MG-880 possui um display menor e com menos dígitos (apenas 8). Fora isso o novo modelo incorpora a função de cálculo de taxa de consumo (japonês) e uma célula solar que ajuda a estender a vida útil da sua bateria de lítio CR2016.

A SL-880 mede aproximadamente 7,0 × 11,8 x 0,85 cm (L x A x P) pesa 60 gramas com a bateria e chega no mercado japonês na próxima sexta feira (23/março) com preço ainda a ser definido.

Apesar disso, ele já está em pré-venda na Amazon.co.jp pela bagatela de 2.525 ienes (~ R$ 78).

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Esse joguinho também foi implementado em alguns relógios calculadora da Casio dos anos 1980 equipados com o chamado módulo 134, como o modelo CA-90/CA-901.

Acredito que muitos brasileiros conhecem esse joguinho por meio esses relógios e não pela calculadora propriamente dita.

Aah… Bons tempos aqueles! 😀

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.