ZTOP+ZUMO

Gadget retrô do dia: Panasonic Voice IC Recorder Tape Player RR-SR30

A Panasonic lançou no mercado japonês o Voice IC Recorder Tape Player RR-SR30, um curioso gravador digital de som com design que lembra muito uma unidade de fita cassete.

Segundo a Panasonic, ele é voltado para aquele consumidor que está adquirindo ou tendo contato com o seu primeiro gravador digital, o que faz com que esse formato de fita funcione como uma  metáfora visual que ajuda certos usuários mais resistentes às novas tecnologias — em especial pessoas idosas — a ficarem mais à vontade com esse produto já que, de um certo modo, eles estão manuseando algo familiar.

Panasonic_RR-SR30_overall

De fato o RR-SR30 é um equipamento dotado de controles simples e intuitivos, é bem versátil na sua operação e uso e não incorpora certas frescuras tecnológicas como controle de nível, temporizador, marcadores, filtro de ruído, editor de trilhas, dubbing, etc. Você só grava, reproduz, pára, pula de uma gravação para outra e acabou! — Note que nem botão de pausa ele têm!

Por exemplo, ele vem com apenas 8 GB de memória interna (não expansível), só grava em MP3 e em dois formatos: em estéreo a 192 kbps (= até 90 horas de gravação) ou em mono a 96 kbps (= até 180 horas de gravação) sendo que seu gerenciador é capaz de armazenar até 5 mil arquivos/gravações diferentes desde que não excedam — é claro — sua capacidade máxima de armazenamento.

Curiosamente, esse modelo não possui porta USB para transferir arquivos de e para um computador, mas cá entre nós, gravador de fita também não tinha. 😉

Panasonic_RR-SR30_base

Ele vem equipado com dois microfones estéreo, mas também possui entrada de som do tipo “line-in” o que permite, por exemplo, gravar programas de rádio ou passar suas fitas para o formato digital. Fora isso, o RR-SR30 também possui dois alto-falantes de 28 mm /330 mW  e saída para fones de ouvido estéreo, o que faz com que ele possa ser usado como Walkman.

Panasonic_RR-SR30_aplic1

Sua velocidade de reprodução de áudio pode ser ajustado em cinco velocidades diferentes, incluindo um modo “lento” (ou 0,7x) que pode ser bastante útil na compreensão de falas, aprendizado de idiomas, transcrição de textos e até para relembrar tudo aquilo que o médico te disse durante sua última consulta.

Panasonic_RR-SR30_aplic2

O RR-SR30 mede aproximadamente 10,9 x 6,9 x 1,7 cm (LxAxP) e 106 gramas de peso com as baterias instaladas — ou mais exatamente 2 pilhas AAA — cuja autonomia varia de 14 até 27 horas dependendo do modo de uso.

Por enquanto, esse produto só está disponível no mercado japonês e pode ser encontrado no Amazon.co.jp pelo preço sugerido de 7.392 ienes (= R$ 160). Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Toga 25/11/2014, 17:23

    Bacana, uma pena que é apenas para pessoas velha mesmo. Se tivesse uma saída usb ou bluetooth seria perfeito.

    • Mario Nagano 25/11/2014, 18:04

      Yep, concordo. Tb senti falta da USB.