Gadget (educacional) do dia: Positivo Wise N1212S

G

Primeiro Always Connected PC nacional foi lançado pela Positivo e é baseado na plataforma móvel Snapdragon 850 da Qualcomm.

Já faz algum tempo (na verdade anos) que pegamos no pé do pessoal da Qualcomm (hi Allan!) para saber quando é que chegaria o primeiro Always Connected PC (ACPC) ao Brasil e, para nossa surpresa (ou pensando bem, até que nem tanto), a primeira big player a trazer esse produto para cá não é coreana, taiwanesa, muito menos chinesa e sim curitibana.

Para ser mais claro a empresa que passou a perna na concorrência foram os chapas da Positivo Tecnologia que, na semana passada durante o BETT Show de Londres anunciaram o Positivo Wise 1212S, um ACPC voltado para o mercado de educação (uia!)

Surface educacional

Mistura de tablet com Surface, o novo Wise 1212S é baseado na plataforma móvel SnapDragon 850 anunciado em 2018 e que pode ser considerado o primeiro SoC da Qualcomm criado especificamente para uso em notebooks com Windows. E até por causa disso ele roda a velocidades mais elevadas podendo acelerar seus quatro núcleos Kryo 385 (Cortex-A75) até 2,95 GHz cujo desempenho estaria no mesmo nível de chip Intel Core i5 da série Y.

Porém vale sempre a pena ressaltar que o grande atrativo dos ACPC não está exatamente na força bruta e sim na sua eficiência energética, o que no caso do Wise N1212S pode ser traduzido numa autonomia de ~12 horas para uma bateria de 4.000 mAh.

Também vale a pena observar que esse conceito de tablet que vira notebook cai com uma luva para aquele público que ainda não tem condições de usar um notebook tradicional, ou seja, crianças em idade pré-escolar e do ensino básico, de modo que, sob o ponto de vista curricular o aluno pode iniciar seus estudos no “modo tablet” e, com o passar dos anos, migraria naturalmente para “modo notebook” ao iniciar o processo de alfabetização.

4G LTE compatível

Fora isso ele vem equipado com uma tela touch de 10,1″ com resolução HD, 4 ou 8 GB de RAM LPDDR4, aceleradora gráfica Adreno 630, 64 / 128 / 256 GB de memória flash eMMC para armazenamento de dados, câmera frtontal de 2.0 MP e traseira de 5 MP e leitor de cartão SD.

Com relaçào as suas portas de comunicação ele vem equipado com porta de rede Wi-Fi 802.11 ac 2×2, bluetooth, duas portas USB (sendo uma 2.0 e a outra 3.0), uma USB 3.0 type-C, porta de áudio e GPS embutido.

Destaque para o fato desse produto vir com modem 4G LTE (uia!) algo relativamente raro em notebook com Windows.

E como é de se esperar de um notebook educacional, o Positivo Wise 1212S é um produto robustecido e certificado pela norma IP52 o que indica que ele é resistente a entrada de pó e respingos d’água inclusive sobre o teclado.

O conjunto mede 25,9 x 1,1 x 17,5 cm (LxAxP fechado) e seu peso é de 1,2 kg com ou 0,9 kg sem o teclado.

Entre os acessórios inclusos estão o seu teclado destacável, carregador de tomada e um dispositivo apontador do tipo caneta/stylus do tipo ativa o que proporciona uma maior precisão da entrada de dados e a função “borracha” para editar dados.

Já o sistema operacional é o Windows 10 na sua notória versão (ou modo) S que foi feito para instalar e rodar apenas programas baixados da sua lojinha de apps proporcionando assim um ecossistema de software mais coeso, seguro e menos anárquico, o que pode ser algo muito interessante em ambientes escolares.

Disponibilidade e preço

Como foi dito antes, o Wise 1212S é um produto voltado para o mercado educacional, de modo que ele será vendido exclusivamente para escolas públicas e privadas pelo preço sugerido de R$ 2.174 o que está um pouco mais em conta que seu concorrente direto, o Lenovo 300e Cloudbook que ao contrário do modelo da Positivo pode ser adquirido por qualquer pessoa diretamente na lojinha da empresa.

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

+novos