ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Virtual Masters Real

Para quem curte dar banho em minhoca mas está longe da beira do lago, rio ou represa, a Takara Tomy criou o o Virtual Masters Real (ou seria “Reel” de carretilha?), um simulador de vara de pescar  que combina elementos de force-feedback com realidade aumentada.

Esse brinquedo foi anunciado no final do mês passado e lembra realmente uma varinha de pescar com carretilha ou mais exatamente um Popeil Pocket Fisherman. Ela vem equipada com uma telinha LCD e simula a sensação de estar pescando por meio de feedbacks físicos e sonoros como vibrações, barulhos da isca caindo na água e da fricção da carretilha. De fato, até a ponta da varinha se curva de acordo com o contexto e a maneira como você a movimenta (como por exemplo, num arremesso) também determina o local onde o anzol vai cair na superfície da água. Fora isso ela também dispõe de um sonar que localiza o melhor local onde os peixes estão se concentrando.

Até ai nada que algum game watch ou Wii da vida já não tenha feito. O que realmente chama a atenção é que o Virtual Masters Real vem equipado com uma câmera de 0,3 MP que captura em tempo real o cenário logo à frente do pescador, permitindo jogar sua isca virtual no meio da rua, na grama da praça, no tapete da sala ou mesmo no chão do seu cubículo e puxar um peixe de lá! Uma interessante aplicação de realidade aumentada.

Obviamente os peixes capturados ficam registrados na memória do brinquedo para que possam ser mostrados para seus parentes e amigos, comprovando que suas habilidades não são apenas papo de pescador.

A previsão é que o produto chegue no mercado japonês no dia 11 de junho de 2011 pelo preço sugerido de 6.279 ienes (~ R$ 126) . Ele funciona com três pilhas AAA e é recomendado para crianças e marmanjos acima de seis anos. Ainda não existe previsão de quando ele chegará em outros países.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 10/02/2011, 13:39

    isso é sério?!

    • mnagano 10/02/2011, 13:55

      Sim, tão sério quanto um brinquedo a pilha pode ser. Só peixe que é de mentira.

  • Beiriz 10/02/2011, 14:31

    …ou é história de pescador?