Gadget do dia: Via Artigo A1150

G

Via Technologies anunciou um kit barebone de micro-desktop com seu novo processador VIA Eden X2 (gatinho não incluso).

Batizado de VIA ARTiGO A1150, esse minúsculo desktop mede apenas 14,6 x 5,2 x 9,9 cm (LxAxP) e 600 gramas de peso (sem o HD) e já vem equipado com seu processador VIA Eden X2 dual-core de 1 GHz (uma versão de baixo consumo do Via Nano x2), cinco portas USB (uma delas Micro), porta de rede Gigabit Ethernet e som. Entre os opcionais, estão interface Wi-Fi 802.11b/g/n ou leitor de cartão SD. Ele possui suporte para Windows 7, XP e Linux.

Seu sistema de vídeo é baseado em um chip gráfico VIA Chrome 9 HD (compatível com DX9) e assistido por uma aceleradora de vídeo VIA VX900H compatível com os formatos de vídeo H.264, VC-1 e MPEG-2/4 entre outros, todos em full HD (1.920 x 1.080 pixels). Para isso, o micro PC conta com duas saídas de vídeo: uma SVGA convencional e uma HDMI. O sistema é alimentado por uma fonte externa de 12 volts.

 

 

 

Fora a sua frente, seu gabinete é feito de chapa de aço, o que garante um bom isolamento contra emissões de RF, além de oferecer proteção e resistência ao produto.

Interessante notar que esse sistema vem equipado com uma pequena ventoinha na sua lateral, o que indica que ele pode não ser uma solução totalmente silenciosa e que precisa de algum espaço livre nas laterais para que o ar circule livremente pelo seu interior:

Segundo a fabricante, esse produto será comercializado na forma de um kit barebone ou seja, ele vem praticamente pronto para uso mas o usuário precisa adquirir e instalar o disco rígido SATA de 2,5″…

… e um pente de memória SODIMM da sua preferência (até 4 GB de DDR3 1066).

A VIA diz que esse produto é voltado para profissionais, técnicos e entusiastas interessados em ter um PC completo no menor espaço possível, podendo o mesmo ser montado até atrás de um monitor LCD por meio de um suporte próprio. As aplicações podem ser as mais diversas podendo o mesmo funcionar como servidor doméstico, monitor de vigilância ou mesmo como um desktop PC.

O preço sugerido para o usuário final ainda não foi anunciado. Mais informações aqui.

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="52033 http://ztop.com.br/?p=52033">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos