ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Vaio para video e foto

Para quem não sabe, a Sony entrou no negócio de PCs não para brigar com empresas como Dell e HP e sim para adicionar ao seu ecossistema uma linha de produtos capaz de organizar, processar, direcionar e até mesmo apresentar conteúdo de seus produtos de áudio, foto e vídeo cujos formatos se tornam cada vez mais digitais. De fato, a marca VAIO vem de “Video Audio Integrated Operation”, termo que foi atualizado recentemente para “Visual Audio Intelligent Organizer”.

Avançando nesse conceito, a Sony anunciou sua nova linha Type R de desktops especialmente voltados para processamento de vídeo em alta definição (VGR-RT70D) e imagem (VGR-RT50). Ambos os modelos vêm equipados com processador Intel Core 2 Quad Q9400 de 2,6 GHz, 4 GB de RAM, monitor LCD de 25,5″ de 1.920 × 1.080 pixels com suporte para Adobe RGB, aceleradora gráfica GeForce 9600M GT com porta HDMI, gravador de Blu-ray, Windows Vista Home Premium e disco rígido de 1 TB para o RT70D e 640 GB para o RT50 (ambos em RAID 0). O teclado e o mouse são do tipo sem fio e o modelo para vídeo ainda vem com um controle de jog para facilitar a edição de vídeo, além de outros acessórios muito apreciados pelos fãs desse esporte:

A grande sacada desse produto nem é o hardware propriamente dito, e sim sua suíte de aplicações que já acompanha cada produto: enquanto o RT70D já vem com o Adobe Premiere Pro CS3 e outros programas da própria Sony como o VAIO Movie Story, Giga Pocket Digital, PMB (Picture Motion Browser, Click to Disc/Click to Disc Editor, VAIO MusicBox, e o VAIO Media plus, o VGC-RT50 vem com Adobe Lightroom 2, Adobe Photoshop Elements 6, VAIO Photo Solution etc.

O VGC-RT50 chegarou no mercado japonês ontem (20/09) pelo preço suigerido de 349.800 ienes (R$ 5.957) enquanto o VGC-RT70D deve sair no próximo dia 18/10 por 399.800 ienes (R$ 6.807). Vale a pena notar que esses produtos são totalmente voltados para aplicações de vídeo e imagem, de modo que pode não ser a melhor solução para outros públicos, como gamers.

Profissionais e usuários mais avançados poderão se interessar por uma linha ainda mais poderosa, o Type R Master:

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.