Gadget (Pokemon) de smart home do dia: UchiPika

G

Novo robô-assistente da Takara Tomy fala, ouve, canta, faz festinha e ainda controla a TV e as luzes da casa.

Da série “sugestão de presente para o fã de Pokemon que já tem tudo” o UchiPika (ウチピカ) é um curioso brinquedo anunciado pela Takara Tomy que vem com a proposta ser algo um pouco além de um bichinho amarelo que se mexe e fala “pika pika (isso)” ou “pika pika (aquilo)” :

Como muitos brinquedos hi-tech dos dias de hoje, ele é capaz de reconhecer alguns comandos e voz (por enquanto só em jponês) e responder por meio de luzes, movimentos e frases (por enquanto só no idioma dele — duh!).

Por exemplo, se você pedir para ele cantar ele começa a cantarolar uma musiquinha, já se você anunciar que está saindo ou voltando para casa ele também faz uma festinha com uma sequência de pika-sons e movimentos apropriados para casa situação:

Controle remoto

Porém a grande novidade desse brinquedo é que além de fazer festinha, o UchiPika também vem equipado com uma porta infravermelho o que permite que o mesmo comande tanto a TV quanto as luzes de casa.

Segundo o fabricante é possível programar até sete comandos nesse dispositivo (ligar e desligar a TV, subir e descer os canais, subir e baixar o volume, ligar e desligar as luzes e uma função extra a escolha do usuário) utilizando o clássico método de pegar seu controle remoto e transmitir o sinal para o sensor IR do UchiPika para que ele “aprenda” e memorize o mesmo.

Sob um certo ponto de vista ele poderia até ser classificado como um dispositivo de IoT, mas como ele não interage com outros dispositivos inteligentes (como um smartphone) e não se conecta com a internet, ele estaria mais para uma aplicação de smarthome.

A caixa do produto mede 11 x 15 x 10 cm pesa ~100 gramas e é alimentado por 3 pilhas AAA ou adaptador de tomada (opcional).

A previsão é que ele chegue ao mercado no próximo dia 3 de agosto de 2019 pelo preço sugerido de 4.309 ienes ( ~R$ 154).

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Por Mário Nagano

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos