Gadget do dia: TomTom Car Kit para iPhone

G

Entre os produtos anunciados hoje pela TomTom, a mais curiosa delas é um acessório para carros que promete melhorar ainda mais a experiência de uso do programa navegador TomTom nos iPhone da Apple.

A primeira vista esse Car Kit passa a impressão de ser apenas um clipe para fixar o iPhone no para-brisa ou painel do carro. Mas uma olhada mais cuidadosa revela algumas características muito interessantes.

Por exemplo, assim como o Tomtom One Brasil esse clipe utiliza o mesmo sistema de fixação com base giratória — o que permite montar o iPhone tanto na vertical quanto na horizontal — além de um generoso alto-falante  traseiro (com amplificador próprio) muito mais potente que o utilizado no iPhone. Note do canto direito a presença de uma porta USB para energizar o acessório e recarga da bateria e de uma saída de áudio analógico.

O nível de volume do som pode ser regulado por meio de um botão tipo jog localizado no lado esquerdo do clipe (seta em laranja). Note também a presença de um microfone (seta em preto) embutido ao lado da marca Tomtom.

Entretanto a maior surpresa está na presença de um sensor de GPS embutido dentro do acessório que pode se comunicar via bluetooth com o smartphone o que garante uma melh0r recepção de sinal do satélite.

Segundo Elias Kabeche, diretor da Tomtom para América Latina, a comunicação entre o iPhone e o Car Kit é feito por um programa gratuito disponível para download na App Store. Observe porém que o programa navegador é outro produto e pago ou seja, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

O preço sugerido desse acessório é de aproximadamente R$ 429.  Interessante notar que também existe um acessório semelhante para iPod Touch que será vendido por aqui na faixa dos R$ 369.

TomTom App também para Android?

.Durante a coletiva com Elias Kabeche, tive a oportunidade de perguntar para o executivo se a TomTom teria interesse em desenvolver um programa navegador semelhante ao da Apple para a plataforma Android. Ele respondeu que ainda não existe nada desse tipo no seu roadmap, mas isso também não significa que eles nunca irão ter tal produto.

Ele explicou que a estratégia da empresa é de por enquanto focar seus recursos na plataforma da Apple, mas que sua empresa sempre está aberta para novas oportunidades. Quando perguntei se existiria algum acordo de exclusividade entre a TomTom e a Apple, ele disse que não.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos