ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Tenshi no Hiza Makura

tenshi-no-hizamakura

Depois do assento sanitário eletrônico, uma empresa japonesa cria mais uma novidade nessa área onde a tecnologia ocidental não evoluiu muito: o Tenshi no Hiza Makura, um acessório que permite que uma pessoa do sexo masculino tire a água do joelho de maneira mais asseada.

Segundo uma pesquisa realizada pela Panasonic no Japão em 2007, cerca de 51 % dos homens no japão entre 30 ~ 60 anos já tiram a água do joelho sentados no vaso, um número 30% maior que em 2004 e que tende a aumentar a cada ano. Li outro dia no Japan Times que as donas de casa estão pedindo para que seus esposos mudarem seus hábitos, o que também pode minimizar os desentendimentos causados pela polêmico hábito de deixar a tampa do assento levantada, contribuindo para a harmonia do lar.

A Panasonic explicou que esse hábito reduz em muito a produção de respingos que voam para fora do vaso, mantendo sua parte interna (e os arredores) mais limpo.  Obviamente a dispersão de líquidos varia de acordo com a altura, direção e a pontaria daqueles que praticam essa atividade regularmente. Se o indivíduo libera de pé algo como 400 ml de líquido na parte central do vaso, a dispersão de respingos fica em torno de 85, enquanto que se esse número pode subir para 207 até 311 se o fluxo for apontado para outras partes do vaso. Sendo que cada um deles terá que ser removido por alguém que,  normalmente, não foi o autor da façanha.

demo_pee

Baseado nessas informações a Kaiteki Raifu Kenkyusho lançou um curioso acessório na forma de um suporte que ajuda a pessoa a tirar a água do joelho numa posição mais baixa, ou seja, literalmente ajoelhado:

demo_pee__2

A engenhoca custa 5.800 ienes (~R$ 122) no Japão. Uma versão mais simples (abaixo) sai por 4.800 ienes (R$ 101) e pode ser encontrado aqui.

tenshi-no-hizamakura2

Momento cultural Zumo:

Não consegui pensar numa boa tradução para  Tenshi no Hiza Makura já que Tenshi seria algo como “anjo” ou mais “exatamente mensageiro do céu” e hiza makura seria algo como “almofada de joelho” o que se encaixa no conceito desse produto, mas eu não sei onde a criaturinha celeste entraria nessa história.

Também existe o termo “hizamakura” mas isso pra mim é coisa de japonês tarado. Pesquise no Google por sua conta e risco.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Marcel 11/05/2009, 08:38

    uashdasiduashudas

    Só Japones que faz isso. Não existe isso. O urinar existe a milhões de anos em pé, pq mudar agora? isso é coisa pra se fazer lá. No Brasil isso nunca vai acontecer.

  • Kan 11/05/2009, 09:47

    Se vc mora sozinho e convida teus amigos pra uma cervejada… então eles resolvem usar o banheiro e notam aquele aparato. Teorias devem surgir, não há dúvidas! kkkkkkk

  • eber 11/05/2009, 12:46

    Cara, primeiro o que que o “alho” tem haver com isso ? Acho que você quis dizer “algo”…
    Segundo, a tradução para o termo deve ser algo baseado numa conversa íntima e meiga entre a esposa e o marido, tipo: “Anjo, ajoelhe para mijar…”
    Por último: Não é melhor e mais econômico simplesmente falar pro cara sentar no vaso?

    Eu heim…

  • Henrique Martin 11/05/2009, 12:51

    @eber
    o “alho” foi erro de digitação. nagano será obrigado a comer alho por duas semanas agora, tá? 😉

  • marllon 11/05/2009, 14:31

    huahauahauhauah, no manual ilustrado ali em cima ele cita que mijar sentado, pra homem, nao funciona, a chaleira ali ta molhando a tampa do vaso.. já usar esse “gadget” ajuda a manter a alegria da casa… afinal, quantas esposas e maes nao reclamam das gotinhas que ficam no vaso? affff

  • José Visitante 11/05/2009, 15:24

    A matéria pode ser até engraçada para quem utiliza, mas não tem o respeito com os demais e deixa a borda do vaso molhado e não raras vezes, pêlos pubianos. Os nossos fabricantes destas peças, preocupam-se com o aspécto decorativo e não o lado funcional, isto é calcular e projetar vasos ou urinol com fundos em ângulos que não permitam o respingos. Outro assunto que tenho vontade de sugerir a fabricantes de papel higiênico ou toalhas de papel, seria algo para uso exclusivo de homens para evitar que a última gota seja absorvida pela cueca.

    • Os donos da casa 11/05/2009, 15:45

      @visitante isso se chama papel higiênico, basta pegar um pedaço… 😛

  • Walter Mercado 11/05/2009, 17:27

    Imagina quando eles ouvirem falar no http://www.xixinobanho.org.br/

  • fksr86 11/05/2009, 19:32

    tenshi = anjo. anjos ajoelham. e, no japão, o anjo não é o protetor, é o bonzinho.

  • Kan 11/05/2009, 22:36

    Observe as igrejas, os bancos tem um suporte para joelhos na traseira. Tenshi deve ser a visão que os orientais tem do ato de se ajoelhar para rezar. 😀

  • Carlos Santos 11/05/2009, 23:15

    Os seres humanos em sua maioria tem pouca noção de higiene, isso globalmente afirmando. Mudar esse hábito levaria anos com campanha governamental. Os riscos de determinados hábitos deveriam ser avaliados por médicos especialistas para maior crédito. Além do mais, não temos dó da mamãe e nem da irmãzinha que limpa. Se for empregada então, “tô pagando”. E a preguiça de tirar as calças e ainda ter que abaixar, só se for para “passar um fax”. O mundo ainda vai mudar, após aprendermos como diminuir o aquecimento global.

  • Igor Marinho Breder 12/05/2009, 08:29

    Poxa, se o kra ta mijando tudo fora faz o seguinte…
    mija sentado ne vei
    melhor do que ficar gastando dinheiro comprando
    cadeira pra joelho pra não erra a pontaria
    mais so num deixa ninguem ficar sabendo que voce mija sentado
    se não e zuação na certa!

  • antonio 13/05/2009, 11:54

    o q c**** significa tenshi no hiza makura?

  • diná nagano 13/05/2009, 18:58

    Irmãzinho…
    Surpresa!!!!!
    Dei boas risadas…
    bjsss