ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Takara Tomy 3D Shot Cam

Metade brinquedo, metade câmera digital, a 3D Shot Cam da Takara Tomy permite criar e ver fotos estereoscópicas sem a necessidade de óculos ativos ou telas especiais.

O que chama a atenção dessa engenhoca é a maneira simples e engenhosa com que ela produz uma foto 3D: Após bater algumas fotos com a câmera, o usuário retira o cartão SD  e pode imprimi-las em qualquer impressora fotográfica em casa ou até fora em um minilab digital. O resultado é um par estereoscópico com as duas imagens dispostas lado a lado já no espaçamento correto.

Feito isso, basta recortar o excesso de papel da foto restando assim numa tira que deve ser colocada dentro de um simples visor de papel inlcuso, o que permite visualizá-las com efeito 3D sem a necessidade de dispositivos modernosos como telas LCD polarizadas, óculos ativos ou TVs 3D. Fora isso, o par estereoscópico leva vantagem sobre o 3D anáglifo (que exige o uso daqueles óculos bicolores) por gerar imagens mais precisas e cores realistas resultando assim numa experiência de visualização em 3D muito mais agradável.

 

Outra sacada interessante é que as fotos podem ser coladas no interior do visor de papel e achatadas, ficando assim com uma cara de cartão de lembranças (com espaço para mensagens ou anotações) que podem ser facilmente guardados, dados de presente e até enviados pelo correio dentro de envelopes. Neste caso, a empresa também oferece pacotes com 5 visores avulsos com estampas diversas ao preço sugerido de 980 ienes (~R$ 19,50).

A câmera possui duas lentes, cada uma com um sensor CMOS de 3 megapixels, e funciona com três pilhas AAA e aceita cartões SD de até 8 GB. Seu preço sugerido é de 5.980 ienes mas já pode ser encontrada na Amazon.co.jp por 4.890 ienes (~R$ 97) nas cores branca e pink.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Jader 11/05/2011, 11:34

    Cara, japonês é f@#$%, mesmo.
    Não é um produto hi-tech, mas é uma solução prática e interressante.
    Posso estar enganado, mas acho que essa aí entra para o hall do "como é que ninguém pensou nisso antes?".

  • mnagano 11/05/2011, 11:51

    Sim, esse conceito de foto 3D com visor é mais velho do que andar pra frente. A grande sacada da Takara Tomy foi de criar um sistema simples e prático de bater e imprimir fotos em 3D graças ao barateamento da tecnologia digital.

    Fico imaginando se um big player como Fuji, Kodak ou Polaroid não goste da idéia e crie sua própria solução de câmera com dois olhinhos com impressora integrada. Você tira a foto e a câmera já cospe uma tira com as fotos lado a lado, coloca no visor e ooooh…

    E se isso acontecer, não se esqueça que leu primeiro no Ztop. 🙂

    • Jader 12/05/2011, 18:54

      Mario Nagano: O profeta!!!

  • dflopes 13/05/2011, 17:25

    que ideia simples e genial…

  • Thiago Sabaia 13/05/2011, 21:35

    Bem criativo.