ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Suzuki Burgman Cell Scooter

suzuki_burgman_fuelcell

Durante o  41st Tokyo Motor Show 2009 que acontece até o dia 4 de novembro, a Suzuki Motor Co. apresenta o protótipo da sua scooter elétrica Burgman movida a célula de combustível.

Esse protótipo é baseado na Burgman 125 e utiliza uma célula de combustível do tipo PEFC (polymer electrolyte fuel cell) desnvolvida pela empresa britânica Intelligent Energy Co. e alimentada por um tanque de hidrogênio de 10 litros.  Essa célula é refrigerada a ar o que simplifica o seu funcionamento se comparado aos modelos refrigerados à água.

O veículo vem equipado com uma bateria auxiliar de íons de lítio 500 Wh que ajuda nas acelerações e acumula o excesso de eletricidade gerado pela célula e pelo seu sistema regenerativo de energia. Segundo o fabricante, seu desempenho ficaria entre um modelo com motor a gasolina de 50 cc e 125 cc e sua autonomia seria de aproximadamente 350 km (andando a 30 km/h numa via plana e pavimentada).

suzuki_burgman_fuelcell_back

suzuki_burgman_fuelcell_panel

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Ismael 27/10/2009, 16:29

    Parte da iniciativa OHPC ?

    One Hydrogen-bomb per Pitizen

    Lembrei da cena de Terminator 3, quando o governator joga pela janela uma bateria defeituosa >:]

  • Leandro 27/10/2009, 18:03

    muito bacana comentário Ismael 🙂
    A matéria também, só achei a moto muito fraca. Andei em uma moto elétrica uma vez, foi muito ruim, pois não subia em lugar nenhum.
    Tomara que essa seja forte o suficiente para não deixar o piloto no meio do morro.

  • Santo Humberto Lunet 15/12/2009, 20:20

    Taí, acho que encontraram a solução …. enquanto não desenvolvem uma bateria capaz de aguentar o "tranco"…! Aliás , o sonho mesmo é uma moto totalmente elétrica, que se pode "carregar" digo abastecer na tomada de casa. Deixando-nos, de vez, livres do petróleo .
    Parabéns á SUZUKI.. Espero em breve poder ter uma dessas.