Gadget do dia: sou.sou x Lumix Camera Furoshiki

G

Empresa cria capa para câmera inspirada na tradicional arte de embalar objetos com peças de pano.

Num interessante exemplo da combinação do velho com o novo, a loja de produtos tradicionais sou.sou de Kiyoto vende em seu site a Sou.Sou x Lumix Camera Furoshiki (カメラ風呂敷) uma curiosa peça de algodão…

Lumix_furoshiki_capa

… costurada na medida para embalar câmeras DSLM Lumix da série G utilizando a técnica do Furoshiki:

Lumix_furoshiki_camera

Para quem não conhece, o Furoshiki é uma antiga técnica— que até lembra vagamente o Origami — que utiliza um lenço quadrado para embalar diversos tipo de objetos, por mais estranho que seja o seu formato.

Furoshiki-tecnica

Antes vista como “coisa de velho”, o Furoshiki tem sido redescoberto e estudado pelas novas gerações tanto pela sua praticidade e elegância, quanto pelo seu apelo ecológico, já que ao contrário das convenientes e recentemente demonizadas sacolinhas de plástico, os lenços de pano podem ser reutilizados e até reaproveitados e outras peças de tecido. De fato existem diversos sites na internet que ensinam essa técnica (inclusive em português):

No vídeo, abaixo podemos ver que a capa da sou.sou recebeu algumas adaptações para facilitar o seu uso, como a adição de uma correia que ajuda a “amarrar” o embrulho:

Segundo a loja, essa capa mede 33 x 33 cm e é feita de tecido de algodão acolchoado com dupla face (o que permite variar a estampa) e cujos desenhos foram criados pela própria empresa. Apesar da referência à marca da Panasonic, acreditamos que outras câmeras DSLM de pequeno porte também possam ser usadas com esse acessório.

Lumix_furoshiki_capa_modelos

O preço sugerido é de 2.808 ienes (~R$ 90). Mais informações aqui. A empresa também tem uma loja nos EUA mas que ainda não lista esse produto em seu catálogo.

Ainda em tempo:

Apesar da interessante proposta desse produto, não é a primeira vez que vemos uma capa desse tipo no mercado. Bem antes da sou.sou, a Olympus já tinha no mercado (japonês) um produto semelhante, a capa de embrulho modelo CS-35 para OM-D (3.067 ienes = R$ 98):

Olympus_furoshiki

Se comparado com a capa da sou.sou, o modelo da Olympus é ligeiramente maior (48,5 x 48,5 cm), mais resistente e impermeável…

Olympus_furoshiki_2

… e sua proposta é de ser uma maneira mais conveniente de proteger o corpo da câmera quando transportada dentro da bolsa…

Olympus_furoshiki_3

… ao contrário da Camera Furoshiki que me parece ser um acessório mais fashion que deve fazer mais sucesso entre o público feminino (em especial as chamadas “camera garu”) um nicho de mercado que tem crescido muito na última década.

Lumix_furoshiki_uso

De fato, reza a lenda que o padrão micro-four thirds foi originalmente pensada para o público feminino, que demandava um sistema DSLR menor e mais fácil de ser operado.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="106229 http://www.ztop.com.br/?p=106229">comentários</span>

  • Que fantástico.
    Quem diria que a trouxa que vovó fazia para eu levar o almoço pro estágio seria uma técnica secular de dobraduras.
    Já gostei e vou estudar mais sobre o assunto.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos