ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Sony Walkman NWD-W202

walkman_w_intro

A Sony anunciou recentemente sua nova linha Walkman série W (Wearable): O NWD-W202 é um modelo compacto que mais lembra um fone de ouvido Bluetooth do que um player de música propriamente dito. É como se a Apple transformasse o iPod shuffle em algo com fones embutidos.

Voltado para qualquer atividade onde o uso de um player de música com fone de ouvido possa atrapalhar (como esportistas em geral) o NWD-W202 pesa apenas 35 gramas e possui um curioso desenho formado por duas metades que se podem se unir quando fora de uso:

walkman_w_metades

Ele vem equipado com 2 GB de memória interna para armazenar músicas e sua bateria recarregável tem autonomia estimada de 12 horas de uso, algo possível graças ao seu desenho minimalista e a ausência de elementos comuns em modelos de maior porte como tela LCD. Os controles se concentram no fone direito e a transferência de dados com o PC é feito por uma base de comunicação com porta USB.

walkman_w_vestido

Ele é compatível com os padrões MP3, WMA, WAV, AAC e ATRAC (Adaptive Transform Acoustic Coding) este último um  formato criado pela Sony em 1991 para o MiniDisc e usado apenas pela mesma.

A previsão é que o produto chegue nas lojas japonesas no próximo dia 13 de junho com preço sugerido de 9.980 ienes (~R$ 203). Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

A idéia de um player de música embutido no fone de ouvido não é nova. O risco na época era de sair com um desses na rua e ser chamado de maluco. Nerd no úrtimo!!!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Valdemir

    Cara, eu tenho um desses antigos, não dos anos 60, mas sim dos anos 80! U0sa 2 pilhas palito, tem uma antena pra puxar e radio am/fm – SUPER MODERNO!

  • Peter

    Isso aew numa corrida não sei não… eu só consigo correr ouvindo música. Corro de acordo com minha playlist. Nos dias em q o shuffle tá inspirado, dá p fazer uns 8~9Km. O problema é ter q toda hora ajustar o fone, q teima em sair do ouvido. Por um tempo corri com um headfone mesmo, daqueles grandes. Mas chamava muita atenção! Depois comprei um fone específico p corridas, mas saia do ouvido do mesmo jeito. Até q tive a idéia de prender o cabo dele (percebi q era o peso do fio balançando solto q fazia o fone cair), na gola da camisa, com aqueles “bicos-de-pato” pequenos. Resolvi o problema.
    Agora qnd li esse post, fiquei pensando a dificuldade q alguém teria p mantê-lo (o fone) no lugar certo. Se com o meu q é leve, e ainda preso na gola, é um “pára p ajustar” td hora, imagina com um desses!
    Nagano, seria bacana ver alguns reviews sobre mp3 players por aqui. Não digo aqueles MP72872189’s da vida, mas aparelhos de marcas boas, como o sansa clip da SanDisk.
    Abraços de urso.

  • Valdemir

    Peter, use fones in-ear (aqueles redondos que ficam dentro do ouvido), eles encaixam e ficam lá. Eu tenho que arrumar eles também mas não muitas vezes. Quando usava fones normais era um terror, eles ficavam presos na orelha mas o fone em si ficava solto.

  • Lucas Jardim

    Imagem interessante, dele fechado, parece um coração! coração=>amor=>dia dos namorados.. hum… acho que Nagano ja entrou no clima… xD

  • Guilherme Carvalho

    Olha que interessante, clicando nos links, acabei clicando no link do walkman e vi que quem inventou o walkman não foi a Sony, e sim um cara chamado Andreas Pavel, que morava no Brasil (veio para o brasil com 6 anos de idade quando seu pai foi contratado pela Matarazo, e se considerava brasileiro). Ele criou o tocador protátil na década de 60, e patenteou em diversos países em 1972, logo depois a Sony começou a produzir em massa o Walkman e não reconhecia o cara como inventor.
    O processo judicial acabou em meados de 80, e custou 3 milhões ao Andreas, acredito que ele ganhou muito mais do que isso da Sony não?

  • lucinda

    oi gostaria de saber como eu faço para baixar as musicas no meu nwd-w202 da sony walkemem coloko ele no pc conecto e nw aparece nada nem sinal de vida ele da pois tambm ele o manual he todo em japanes socorroooooooooooooooooo rsrrs tenho ke ter algum programa no meu computador ? e kal seria obrigado aguardo respostas

  • Fernanda

    ME AJUDEEM! Também estou com o problema da lucinda. O programa de instalação esta em japones e nao reconhece a lingua do nosso windows…o q fazer?

    • Misac-kun

      no caso da fernanda, o pc reconheceu o aparelho, nesse caso voce pode usalo como um MP3 comum sem necessidade do progama, simplismente va em Computador => WALKMAN => Music
      dai é só colocar as musicas dele ali.

      porem se voce que instalar o progama, é só mudar a lingua para japones no windows

      se voce intender ingles veja aqui como fazer
      http://newton.uor.edu/Departments&Programs/As

  • Pow, tenho um desses tambem, ele foi bem util no inicio mas logo começou a dar problemas com o volume, sem falar que a parte interna nao é adequadamente isolada do meio externo, isso para quem corre, fica suado, deixa o aparelho extremamente umido, e tambem em lugares onde existe a chamada ''maresia'' corroe o conector usb, provocando mal contato… apesar de ter um otimo sistema, e ser muito compacto, eles poderiam ter pensado um pouco mais e ter melhorado a qualidade. acho que deixaram os melhores atributos para os modelos sucessores.