ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Sony Alpha (conceito sem nome)

Taí algo original por parte da Sony: levar para uma feira de fotografia (a PMA, que começou ontem na Califórnia) um protótipo — ou mais exatamente um mockup — de câmera que lembra uma velha conhecida nossa – a Panasonic GF1 – também com lentes intercambiáveis (e ainda divulgar informações básicas e foto oficial!).

Sobre a câmera compacta, da série Alpha, a Sony diz apenas que ela usa um sensor CMOS Exmor APS HD com vídeo AVCHD em “um corpo extraordinariamente pequeno”. Se vai sair mesmo, não sabemos. O que dá a entender é que é uma câmera com baioneta full (com protótipos de lentes mostrados na PMA também), sem espelho, em vez de uma baioneta Four-Thirds, que é o caso da Panasonic GF1. Temos uma certeza, entretanto: se vier a existir, é um baita modelo interessante  – e bonitão!

Nagano comenta: Pelo tamanho do anel da baioneta  — isto é, quanda ele tiver uma, já que nas fotos ela parece lisa — ela pode ou deveria seguir o padrão Alpha/Minolta porque seria um atrativo a mais para os atuais usuários de DSLR da Sony que já tem uma ou mais lentes e poderiaa usar nessa nova câmera como um corpo de backup ou  mesmo numa atividade onde o uso de uma câmera menor e mais compacto seja mais conveniente. Note porém que uma câmera menor pode significar mais limitações o que nesse caso pode ser a ausência de uma sapata de flash.

PS: direto da PMA, o povo do Engadget tem um post hands-off com essa câmera.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Ochato

    Sem espelho é possível tirar fot de vampiro ; )

    • grande sugestão, chato! vou levar na sua próxima coletiva de imprensa 🙂

  • dflopes

    que legal.

    As Alpha são gigantescas!!! Ter um modelo "pequeno" (tipo point&shot) com lentes intercambiáveis é fantástico.

    Mas o que muda TANTO na ausencia do espelho?

    • O espelho é parte integrante do mecanismo de visor reflex que permite que o usuário veja a imagem real captada pela objetiva. Um resquício da era do filme analógico que aos poucos está sendo substituído pelo visor eletrônico.

  • O corpo da câmera lembra a H20. Parece que fizeram um mix da Alpha 230 com a H20. Interessante… Se der pra usar filtros de 58mm a 62mm vai ser bacana…

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • Uma "point and shoot" com lentes intercambiáveis ia ser ótimo.

  • Douglas Belmonte

    Fico com a Panasonic…