ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Solder:Time LED watch

Você não precisa ser um geek podre de rico como Steve Wozniak para ter seu próprio relógio de pulso digital retrô.

Para quem já conheceu pessoalmente Steve Wozniak (ou viu a figura de perto), percebeu seu curioso relógio de pulso — um Nixie Watch. É um dispositivo criado por David Forbes, que queria ter um relógio que com Nixie Tubes como display, uma espécie de válvula capaz de apresentar números. Esses tubos eram muito usados em meados da década de 1950 em painéis eletrônicos,  instrumentos de medição e calculadoras e só caíram em desuso com a invenção do display de LEDs.

O primeiro protótipo surgiu em meados de 2002 e, depois de muito desenvolvimento, Forbes iniciou um pequeno negócio em 2009 onde ele fabricou e vendeu aproximadamente 300 unidades…

… sendo que um deles caiu no pulso de Woz, que o tornou realmente célebre.

===


===

Infelizmente desde 2010 esse relógio está esgotado e o inventor agora trabalha numa versão mais simples e acessível.

Isso significa que você vai ficar sem seu acessório retro-geek? Não necessariamente já que se você não pode ter um relógio Nixie, pelo menos você pode desejar a segunda coisa mais legal: um Solder:time.

Vendido na forma de kit para montar, o Solder:time utiliza um display de LEDs de sete segmentos controlado por um chip Dallas DS1337+ RTC (Real Time Clock) e alimentado por uma bateria botão CR2032 (a mesma usada nas placas-mãe de computador). Também acompanha o pacote uma caixa protetora de acrílico e uma correia para prendê-lo no pulso.

O kit custa US$ 29,95 e pode ser encontrado no site da Spikenzie LabsMontado sai por US$ 39,95.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • @ElRatel 13/08/2011, 10:14

    Acredito que o acionamento do display de 7 segmentos seja feito pelo Microcontrolador PIC (o circuito integrado maior, de 20 pinos), que lê a saída do RTC e converte para a exibição no display.

    • mnagano 13/08/2011, 12:51

      Sim pode ser. É q o descritivo do produto só falava de um dos chips.

      Brigadão pela dica.

      M.

  • Rodrigo P. Ghedin 13/08/2011, 14:40

    Ô loco, meu!

  • Anderson Costa 29/08/2011, 09:40

    Sei que a notícia já não é nova, mas o link Spikenzie labs está quebrado, apenas o segundo (Montado) está correto.