ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Smart Cat Toilet Toletta

Caixa de areia hi-tech incorpora tecnologia de IoT para monitorar a saúde do seu bichano pelo smartphone.

Da série “não adianta correr porque IoT vai te pegar (ou pelo menos o seu gato)” o Smart Cat Toilet Toletta é o primeiro produto de IoT voltado para gatos que já vimos neste ztop+zumo.

Desenvolvido pela startup Hachi Tama, o Toletta é uma caixa de areia Hi-Tech criado para monitorar a saúde do seu gato por meio de sensores que medem o peso do seu animal toda vez e que ele faz uma visitinha no dito cujo além de contar o número de vezes que ele vai lá fazer o número 1.

Os dados coletados são enviados para o smartphone do dono na forma de de gráficos que permitem perceber qualquer mudança nesses padrões já que, a perda de peso e urinar em excesso (poliúria) podem ser indicações de insuficiência renal crônica uma doença comum e incurável que podem abreviar a vida do seu gato.

Fora isso, o Toletta também vem equipado com uma câmera com tecnologia de reconhecimento de face, o que permite monitorar individualmente a atividade de mais de um bichano que more na mesma residência.

Esse produto será lançado internacionalmente no próximo dia 8 de agosto data em que se comemora o Dia Internacional do Gato que, por sinal, não deve ser confundido com o dia 17 de fevereiro, que também é o Dia Mundial do Gato.

Como assim? — Segundo o site Calendarr Brasil a data de 17 de fevereiro foi escolhida por uma instituição italiana para combater os maus tratos contra os gatos, além de incentivar a adoção de animais abandonados.

Já o dia 8 de agosto é uma data mais voltada para conscientizar os donos de gatos “domésticos” sobre como cuidar corretamente de seus mascotes, algo que de encaixa perfeitamente na proposta do Toletta.

E se você acha estranho os gatos terem duas datas comemorativas, saiba que o Calendarr diz que nos EUA ainda existe o Dia de Abraçar Seu Gato (4 de junho), o Dia Nacional do Gato (29 de  outubro) e o Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro).

Mas voltando ao que interessa, o preço sugerido será de 25.000 ienes (~R$ 797) pela caixa e será cobrado uma mensalidade de 300 ienes (~R$ 13) pelo uso do app. Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Até o próximo dia 30 de maio, a Hachi Tama está recrutando gatos domésticos para serem beta-testers — os chamados Nyanbassadors:

Os animais escolhidos receberão um um Toletta di grátis desde que seus donos concordem em reportar o dia a dia de seus gatos nas redes sociais como Twitter, Facebook ou Instagram.

 

Para mais detalhes clique aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.