ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Shaso Mankitsu (o smartphone na janela do trem)

Da série “tem doido gosto pra tudo né?”, a japonesa Wiz Co. lançou no fim do ano passado um curioso display na forma de interior de trem batizado de Shaso Mankitsu (アプリズムシリーズ 車窓満喫) — algo como “Para desfrutar a vista da janela do vagão“.

Trata-se de um pequeno porta-retratos digital onde o usuário pode encaixar smartphones com tela touchscreen como iPhone, Galaxy S/S2 ou Xperia e reproduzir vídeos de cenas capturadas da janela do trem durante uma viagem (provavelmente com o aparelho encostado no vidro da mesma).

Segundo Daisuke Wakabayashi do blog Japan Realtime, o público alvo dessa engenhoca são os entusiastas de trem do Japão que, no geral, podem ser separados em duas tribos: aqueles que gostam de passear de trem (“noritetsu”) e aqueles que gostam de tirar fotos de trem (“toritetsu”) — e com a popularização dos smartphones surgiu um novo tipo que gosta de filmar a vista de suas jornadas a partir do ponto de vista da janela do vagão.

Sintam o drama:

Assim, nada mais apropriado para rever esses vídeos do que dentro de um cenário apropriado. A empresa por sinal já comercializa três modelos que reproduzem o interior de trens reais de algumas linhas nipônicas, com direito a uma bonequinha de anime que fica olhando para fora, admirando a vista:

Essa moldura já pode ser encontrada no Amazon.com do Japão por um preço na faixa dos 1.800 ienes (~R$ 38).  Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Fundada em 1986 a Wiz Co. é um a empresa de brinquedos que acredita que a sensação pueril de brincadeira e diversão não deveria ser algo apenas de criança. Segundo ela, vivemos num mundo globalizado, cada vez mais conectado e em constante mutação, de modo que numa realidade cada vez mais estressante e complicada, as pessoas deveriam cultivar o seu lado infantil independente de ser jovem ou velho.

Entre seus produtos mais interessantes, está o Tamagochi (que ela criou em parceria com a Bandai em 1996) e mais recentemente a linha AppLism de brinquedos que usam o iPhone (com um aplicativo instalado) como um boneco:

visor de AR,

ou mesmo controle remoto

Kakoiii!!!

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.