ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do Dia: Sharp NetWalker PC-Z1

Sharp_NetWalker_PC_Z1

Pioneira no uso do Linux em eletrônicos de consumo — numa época em que handhelds ainda eram chamados de agendas digitais — a Sharp anunciou o lançamento do Netwalker PC-Z1, que roda uma versão do Ubuntu (uia!). Mais que um computadorzinho novo no pedaço, ele pode ser o precursor de uma nova tendência do mercado de oferecer uma alternativa menor e mais leve para acessar à internet e consumir conteúdo digital, do mesmo modo como foi a proposta original dos netbooks antes de virarem notebooks compactos, diga-se de passagem.

PC-Z1_on_handO PC-Z1 adota o clássico formato clamshell e vem equipado com uma tela LCD sensível ao toque de 5 polegadas com resolução nativa de 1.024 × 600 pixels, teclado QWERTY e um curioso mouse que move o cursor com o movimento do polegar direito sobre um sensor óptico, confirmando as opções por meio de dois botões localizados no lado esquerdo. Fechado, ele mede 16,1 × 2,0 x 10,9 cm (LxAxP) e 410 gramas de peso.

Seu processador é um Freescale modelo i.MX515 de 800 MHz, baseado no núcleo ARM Cortex-A8 e que integra suporte para OpenGL ES 2.0, OpenVG 1.1 e decodificação de vídeo HD 720p via harware. Ele vem com 512 MB de RAM e 4 GB de disco SSD (sendo 2 GB livres  para armazenamento de dados) com capacidade expansão por meio de cartões SDHC. Ele já vem com interface WiFi 802.11 bg, uma porta USB 2.0 padrão, uma USB mini e saída para fone de ouvido com plug de 3,5 mm. Curiosamente, o equipamento não tem suporte para WAN/redes de celulares nem bluetooth embutido. Sua bateria de íons de lítio tem uma autonomia estimada em torno de 10 horas com tempo de recarga de 3,5 horas com o equipamento desligado.

O sistema operacional é uma versão do Ubuntu 9.04 para ARM customizado pela Sharp que é capaz de iniciar em três segundos. Graças a isso, o PC-Z1 roda alguns aplicativos já conhecidos pelo mercado como o navegador Firefox, cliente de email Thunderbird, gerenciador de calendários SunBird, suíte de aplicativos de escritório Open Office 3.0 e outras miudezas como o Totem Video Player, editor de textos gedit, etc. O sistema é compatívo com os padrões de vídeo MPEG4, H.264 e WMV (apenas VC-1), áudio MP3, AAC e WMA, Flash 8 e PDF.

O produto estará disponível em três cores sendo que os modelos na cor preta (PC-Z1-B) e branca (PC-Z1-W) devem chegar nas lojas do japão  a partir do próximo dia 25/09 com preço sugerido de 44.800 ienes ( R$ 891). O modelo na cor vermelha (PC-Z1-R) está programado para o final de outubro.

Mais informações aqui.

PEG4, H.264, WMV (VC-1 only)
Music     MP3、AAC、WMA MP3, AAC, WMA
Still     JPEG、GIF、PNG、BMP JPEG, GIF, PNG, BMP
Flash     Flash8 Flash8 ※1 ※ 1
Other     PDF PDF ※2 ※ 2

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    Surpreende não terem chamado de Zaurus :p
    Será que o “Z” é referência geek?

  • Sei lá. Vai ver que o pessoal de marketing curtia Dragon Ball Z, Manziner Z, Panda Z ou mesmo Powerpuff Girls Z.

    M.

  • lembrou o finado Sony Clie Ux…

    E vão tentar criar a classe dos sub-netbooks?

    Mas imagino que 800Mhz rodem bem ubuntu, se o EEE tem 600mhz e roda windows xp.

  • Cinco polegadas!? CINCO!? Sofro com meu Eee de 7 polegadas… não entendi a motivação de um produto desse com uma tela tão pequena.

  • Lucas Jardim

    Seria algo entre um celular qwerty smartphone e um netbook. Mais confortável que um smartphone , porém mais leve e menor que os netbooks atuais.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Com Cortex A9, ARM chega aos 2 GHz dual core()

  • Andreia Ferreira

    Você sabe como eu posso adquirir, este NetWalker, aqui no Brasil, já entrei em vários sites e não consegui comprar, se você conhece alguém me avise atavés do meu e-mail : andreiaferreirafisioterapeuta@hotmail.com