ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: SDCard HxC Floppy Emulator

Para usuários de equipamentos antigos atormentados pelo risco de que seus disk drives (ou mesmo os próprios disquetes) um dia pifarem, a solução pode estar num emulador de disk drive com cartão SD.

Batizada de SDCard HxC Floppy Emulator, a engenhoca acima é uma solução interessante para substituir o bom e velho leitor de disco flexível em computadores antigos ou mesmo em outros dispositivos, em especial equipamentos de música eletrônica como teclados e samplers da E-mu, Roland, Ensonic etc. e  até controles CNC que armazenam seus dados em disquetes, em especial naqueles modelos que não aceitam leitores USB.

===

===

O dispositivo acima consegue emular diversos tipos de discos, desde o jurássico disco de 8 polegadas, passando pelos modelos de 5,25″, 3,5″ e 3,0″  tanto de densidade simples (SD), dupla (DD) e alta (HD). Fora isso ele também pode emular formatações mais exóticas como o padrão Amiga e E-Mu track o que permite o seu uso em computadores clássicos de 8 bits como Commodore, Amiga, Sinclair ZX80, MSX2, TRS80 e por aí vai.

===

===

O emulador aceita cartões SD/SDHC de até 32 GB  cujo conteúdo pode ser transferido do conteúdo do disquete para o cartão Flash por meio de um programa gratuito.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Thiago Sabaia 27/05/2011, 09:37

    Interessante….
    Mais meu PC nem precisa disso,pois ele já tem leitor de cartão de memória 😀

    • Ochato 27/05/2011, 10:05

      Cara, tu tambem podia passar o dia sem fazer esse comentário.

      • Alexandre Gorges 27/05/2011, 13:41

        o Guri tem 15 anos. nem sabe, e nem deve ter visto um drive de disquete na vida. deixa o cara.

  • sidney 27/05/2011, 19:19

    pra salvar um pc antigo nem tanto,mas pra ligar no sintetizador é uma boa. só falta algo que não trnha cara de gambiarra com fios aparecendo como na foto.(um pouco de lifehacker resolve)

    • mnagano 27/05/2011, 20:34

      Concordo que a apresentação desse produto é bem tosca, mas muitas empresas de hardware começaram desse jeito.

      Para quem não se lembra, computador da Apple — o Apple-1 — também não era mais do que uma placa-mãe pelada (mas que já vinha com todos os seus componentes soldados) e que o usuário, depois de pagar US$ 666,66 por ela ainda tinha que arrumar e instalar sua própria fonte de alimentação, teclado, monitor e… se fosse bem habilidoso como prego e martelo podia construir seu próprio gabinete.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_I

  • Anderson Costa 28/05/2011, 10:15

    Tenho um conhecido que tem um teclado Yamaha que vai adorar isso! Alem disso, é uma ferramenta para manutenção em sistemas em mais velhos interessante (como já citado). Além disso, os professores jurássicos de Algorismos vão ter uma alternativa aos disquetes sem ter que mudar os seus velhos hábitos

  • RJP 06/06/2011, 21:22

    Tem um desenvolvedor de hardware aqui do Brasil (p/ ser exato, de São Gonçalo, grande Rio), o Victor Trucco, q fez um emulador de drive como esse e vende no Mercado Livre. Funciona c/ MSX, C-64 e outras plataformas. Na verdade a especificação é aberta e liberada na Net, o q ele fez foi montar (c/ a autorização do autor original), fazer umas melhorias e vender. Vale a pena. Ah, eu tenho um desses. Funciona q é uma maravilha, e eu uso nos meus MSX.