ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Samsung REX (featurephone)

O velho e bom telefone celular básico, mesmo já ultrapassado pelo smartphone, ainda tem seu interesse por muita gente – começando por quem quer (ou precisa) apenas falar. A Samsung decidiu lançar uma nova linha de featurephones chamada REX e anunciada hoje em Seul. São quatro aparelhos: REX 60, REX 70, REX 80 e REX 90, todos com entradas para dois chips de operadoras e conectividade Wi-Fi integrada. 

A série REX me lembra muito o que a Nokia tem feito com seus Asha: uma família com vários aparelhos e uma experiência similar em todos. Aqui, apesar de serem aparelhos sem Android, os Samsung REX compartilham a interface TouchWiz, o que deixaria a coisa mais simples na hora que o consumidor migra do telefone básico (que, por sinal, tem design “natural” como o irmão maior Galaxy S III) para o seu primeiro smartphone.

Apesar de básicos, todos têm telas sensíveis ao toque (a maior é 3,5″ no REX 90, 3″ no 80 e 70 e 2,8″ no 60), troca de SIM cards com o aparelho ligado (hot swap) e vêm com navegador Opera Mini e sistema de troca de mensagens ChatOn integrado. Nada de preço divulgado ainda, e os aparelhos serão lançados em mercados emergentes. Especificações completas na Samsung (em inglês).

Galeria de fotos: clique para ampliar

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin