Gadget do dia: Samsung Galaxy S III

G

O novo (e esperado) Samsung Galaxy S III foi anunciado hoje em Londres. Ao abrir o keynote, JK Shin, presidente da divisão de celulares da Samsung, disse que “o aparelho foi cercado de rumores, alguns certos, outros errados”. Movido a Android 4.0, o aparelho vem cheio de inovações da Samsung para tornar seu uso mais intuitivo e fácil, incluindo comandos por gestos e voz.

Seu lançamento em mais de 145 países e 296 operadoras em todo o mundo está programado para o final de maio (dia 29), começando pela Europa e depois seguindo para Ásia e América Latina. Uma versão 4G/LTE será lançada nos EUA, Japão e Coreia do Sul também. No Brasil, o Galaxy S III tem previsão de lançamento no começo de junho, de acordo com a subsidiária local. 

Nas configurações técnicas, o aparelho traz uma tela de 4,8 polegadas HD Super AMOLED (1280 x 720) – quase um foblet -, roda Android 4.0 e mede 136.6 x 70.6 x 8.6 mm mm, pesando 133 gramas. O processador é quad-core e a câmera é de 8 megapixels, com intervalo rápido entre fotos. Entre os acessórios, uma capa para a tela, docks e até mesmo um carregador sem fios.

O mais interessante – e curioso – é o fato de o aparelho “reconhecer a voz do usuário e entender suas intenções”. Pelo vídeo mostrado durante o keynote, o aparelho consegue prever a intenção do usuário, “vendo” o que seu dono está fazendo. Na teoria, é lindo – temos que aguardar o lançamento aqui no Brasil (alô Samsung!) para ver de perto como funciona.

Esse recurso, chamado “Smart Stay”, faz com que o aparelho reconheça como você usa o aparelho, gerando uma experiência mais “conveniente e natural”, de acordo com a companhia. A câmera frontal identifica os olhos quando você lê um e-book, por exemplo, e o aparelho mantém a tela ligada.

O recurso “S Voice” entende o que o usuário fala e responde a comandos (olá, Siri) em vários idiomas (inglês, italiano, alemão, espanhol e coreano – nada de português por enquanto). O Galaxy S III também entende gestos para melhorar o uso do aparelho.

Em tempo: A Samsung – apesar da apresentação um tanto atrapalhada (muita gente, muita música zen, muito detalhe que nem dá para prestar atenção direito) – deixa a entender que, se 2011 foi incrível com o Galaxy S II, 2012 vai consolidar a liderança dos coreanos no mercado de Android.

O Galaxy S II parece rápido, tem um design bonito e elegante (mas menos interessante que o do HTC One, no meu ponto de vista) e traz recursos novos para um mundo Android que tem bastante a oferecer. Não vai ser um aparelho barato, claro, mas mostra que a Samsung está pronta para a briga forte do mercado de smartphones.

E os coreanos, com o pouco tempo de diferença entre o anúncio e a chegada do aparelho às lojas (no fim do mês na Europa), fizeram a lição de casa no lado da comunicação. A Samsung conseguiu tirar o foco do Mobile World Congress (onde anunciou o Galaxy S II no ano passado) para um evento próprio, sem outras empresas em volta. Com isso, também conseguiu gerar barulho, rumores e vazamentos prévios, estilo Apple.

Nada de preço ainda.

Em vídeo: um hands-on oficial:

E a primeira propaganda de TV (impressão minha ou a trilha sonora é Sigur Rós?)

Galeria de fotos:

Especificações completas:

Rede:

2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
3G (HSPA+ 21Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
4G (Dependent on market)

Tela:
4.8 inch HD Super AMOLED (1280×720) display

Sistema operacional:
Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)

Câmera:

traseira/principal): 8 Mega pixel Auto Focus camera with Flash & Zero Shutter Lag, BIS
Sub (Front): 1.9 Mega pixel camera, HD recording @30fps with Zero Shutter Lag, BIS

vídeo:

Codec: MPEG4, H.264, H.263, DivX, DivX3.11, VC-1, VP8, WMV7/8, Sorenson Spark
Recording & Playback: Full HD (1080p)

áudio
Codec: MP3, AMR-NB/WB, AAC/AAC+/eAAC+, WMA, OGG, FLAC, AC-3, apt-X

Recursos adicionais: 
S Beam, Buddy photo share, Share shot, AllShare Play, AllShare Cast

Smart stay, Social tag, Group tag, Face zoom, Face slide show

Direct call, Smart alert, Tap to top, Camera quick access

Pop up play

S Voice

Burst shot & Best photo, Recording snapshot, HDR

Serviços Google:
Google Search, Google Maps, Gmail, Google Latitude
Google Play Store, Google Play Books, Google Play Movies
Google Plus, YouTube, Google Talk,
Google Places, Google Navigation, Google Downloads

Conectividade
WiFi a/b/g/n, WiFi HT40

GPS/GLONASS 
NFC

Bluetooth® 4.0(LE)

Sensores:

Accelerometer, RGB light, Digital compass, Proximity, Gyro, Barometer

Memória:

16/ 32GB User memory (64GB available soon) + microSD slot (up to 64GB)

Dimensões:

136.6 x 70.6 x 8.6 mm, 133g

Bateria:

2,100 mAh

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos