ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Qualcomm Kayak

Aquilo que parece ser um telefone à direita do monitor é na realidade o Kayak, um desenho de referência desenvolvido pela Qualcomm cuja proposta é de oferecer um dispositivo de baixo custo para mercados emergentes acessarem a internet via redes celulares 3G. Ah sim, ele também faz ligações de voz.

Baseado no chip dual core Qualcomm 7000 — um parente próximo do famoso SnapDragon — o Kayak pode ser ligado num monitor de PC ou aparelho de TV e funcionar como um terminal para acessar a internet. Seu sistema operacional parece ser algo semelhante  ao Splashtop, ou seja, um ambiente simples e ágil que oferece funcionalidades básicas como navegar na web (via Opera), reproduzir midias e rodar até alguns joguinhos casuais. A grande sacada é que rodar muitas aplicações como trocar mensagens, ler e enviar emails e até mesmo elaborar documentos seriam possíveis por meio de aplicativos on-line como o Google Docs. Seu preço FOB deve ficar em torno de US$ 100~120 por unidade.

Segundo Paulo Breviglieri — Country Manager da Qualcomm no Brasil —, o Kayak já vou testado por algumas operadoras no Brasil e o feedback que ele teve é que o produto tem potencial mas o sua apresentação e posicionamento para o mercado tem que ser bem claro para o consumidor final para que esse produto não seja confundido como um PC barato — um erro por sinal já cometido no passado por outras empresas como o finado PIC da AMD.

A empresa acredita que uma possibilidade é de oferecer o Kayak como se fosse um telefone celular fixo que acessa a internet — obviamente junto como um pacote com linha telefônica com pacotes de dados. O curioso é que o gabinete com cara de telefone foi sugerido pelas operadoras, já que o projeto original tinha mais cara de nettop com sua caixinha quadrada.

Ainda não existe previsão do Kayak chegar no Brasil mas Breviglieri, já adiantou que ele possa chegar primeiro em algum outro país da América Latina em meados deste ano, o que pode ser um bom  campo de provas antes de trazer para mercados maiores como o nosso.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Minoru 28/03/2010, 00:12

    muito legal a proposta, eu provavelmente manteria um desses no sitio do meu pai para comunicação.Aliás quando li o nome me lembrei uma antiga workstation homonima da HP, da época em que eu comecei a mexer com computadores e bem, era um dos sonhos de consumo do meu irmão q trabalharva com CAD.

  • walter 28/03/2010, 14:12

    Lembra os terminais de acesso da Sony (com sistema baseado no BeOS)…
    Acho que nunca vão desistir desse tipo de dispositivo…

    Bom, considerando a participação da Qualcomm no Zeebo (eck), ele (kayak) bem que poderia ter alguma compatibilidade.
    O processador é (bem) melhor, resta saber se usa o mesmo núcleo gráfico no SoC.

  • rogerio s. ferreira 28/03/2010, 21:32

    tem um PIC ateh hoje… comecei a migração dele do WINCE pro XP, ou linux… pra ficar 24 hrs ligado nos torrents etc… agora se teremos esse n]moço ai por R$ 600 (US120 * 5 – ja considerando impostos) valera a pena… pois, teoricamente, seria possivel fazer estes downloads… espero que ele tenha uma porta pra cartao de memoria…