ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Pomera DM10

Num mundo onde a arte da escrita é cada vez mais praticada no teclado do que no papel com caneta, o Pomera DM10 da empresa King Jim (curiosamente, uma empresa de suprimentos de escritório) reduz a computação móvel ao seu menor denominador comum, ou seja, escrever notas que podem ser transferidas facilmente para o computador e só. Nada de agenda, planilha, e-mail ou acesso à Internet.

O dispositivo é formado por um teclado dobrável e uma telinha LCD mono de 4 polegadas (7,7 x 5,6 cm) com resolução VGA (640×480 pixels) e capacidade de armazenamento para 48 kb de texto puro (.txt) na sua memória interna, mas que pode ser expandida com o uso de cartões SD de até 2 GB. O texto pode ser transmitido diretamente para o PC ou Mac via cabo USB. Fechado, ele mede 14,5 × 10,0 × 3,0 cm e 370 gramas de peso e está disponível na cor preta com detalges em branco, cinza ou laranja. Acompanha o produto uma capa protetora.

Ele consome apenas 0,3 watt e funciona com uma bateria de lítio do tipo botão (CR2032) de 3V por aproximadamente 40 horas, muito mais do que qualquer netbook da vida. Ele chega no mercado Japonês no próximo dia 10/11 pela bagatela de 27.300 ienes (~ R$ 598), bem mais em conta que um netbook porém bem mais caro que um bloco de papel. E ao contrário desse último, o DM10 não pode ser usado de pé. :^)

O curioso é que essa idéia de um dispositivo eletrônico para escrever notas não é algo novo: os pioneiros foram o TRS-80 Portable model 100 (1983) da Radio Shack (um favorito entre os jornalistas) e o Cambridge Z88 (1988) criado por Sir Clive Sinclair. um exemplo mais recente é o AlphaSmart Neo (imagem abaixo) baseado no AlphaSmart Dana, um handheld com Palm OS com teclado completo e até WiFi 802.11b (Dana Wireless).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.