ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: PINOKY (transforme seu ursinho num robô)

Dispositivo robótico permite animar as articulações de bichinhos de pano por meio de instruções pré-programadas ou mesmo por controle remoto.

O PINOKY é um curioso dispositivo na forma de anel que permite transformar qualquer boneco de pano em um robô. Ele possui um servomotor comandado por um microcontrolador ligado a uma interface sem fio ZigBee que gera movimentos em uma espécie de alavanca localizada dentro do anel.

Assim, é possível pré-programar ou mesmo transmitir comandos em tempo real para um ou mais anéis PINOKY, permitindo assim que o brinquedo repita uma rotina de movimentos ou até mesmo uma nova, já que os anéis são capazes de sincronizar seus dados com outros anéis que estejam próximos.

Outra grande sacada desse dispositivo é que ele é externo e pode ser adaptado em qualquer boneco de pano, sem ter que desmontá-lo.

Esse projeto está sendo desenvolvido no Japão pelo ERATO (Exploratory Research for Advanced Technology) e financiado pelo JST (Japan Science and Technology Agency)  e está sendo usado inicialmente para analisar o comportamento e a reação das pessoas ao interagir com objetos inanimados que ganham vida com o uso do anel.

A partir dessas observações, os pesquisadores começarão a vislumbrar possíveis aplicações práticas para esse dispositivo que, por enquanto não tem previsão de virar produto e chegar ao mercado.Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Lange 18/01/2012, 14:21

    Deve ser legal deixar a criança mexer um controle e 'por mágica' fazer o boneco se movimentar também.

  • Marvels 18/01/2012, 16:16

    que trem mais besta!

  • erunamo_florio 20/01/2012, 12:48

    Acho isso muito legal. Deve despertar um interesse maior nas crianças e até mesmo icentivar a imaginação delas.