ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Panasonic Lithium Vivi RX-10S

Pouco conhecidas por aqui, as bicicletas elétricas japonesas são um curioso meio de transporte, já que, ao contrário do que possa parecer, seu motor elétrico não serve para impulsionar o veículo — como uma mobilete ou motociclo — e sim para dar uma força a mais nas pedaladas. Isso permite que seu condutor possa percorrer distâncias maiores com menos esforço, além de ser uma mão na roda (literalmente falando) na hora de subir morros, principalmente para aqueles fora de forma.

Se comparado com as bikes “modernas e estilosas” existentes por aqui, seu visual pode até parecer um anacronismo, mas é preciso entender que, por lá, a bicicleta é realmente um meio de transporte para uso diário e que acessórios meio cafonas para nós, como uma proteção para coroa e corrente ajudam a manter a calça ou saia livre de graxa e os paralamas impedem que a água e o barro voem nas costas do ciclista nos dias de chuva.

Ainda menos conhecido por aqui é o fato da Panasonic (sim, a mesma das TVs Viera, notebooks ToughBook e câmeras Lumix) desenvolver e produzir bicicletas elétricas no Japão e que vai lançar em agosto um novo modelo batizado de Lithium Vivi RX-10S.

A grande sacada da Lithium Vivi RX-10S é que ela possui um sistema inteligente de tração — que ajuda menos nas pedaladas em vias planas e mais nas subidas mais acentuadas. Nas descidas, o sistema até se desliga, deixando o impulso por conta da força da gravidade. Outra novidade é que o uso dos freios fornece um pouco de recarga para suas baterias de íons de lítio, elevando sua autonomia em até 50% ou aproximadamente 180 km, contra 120 km da concorrência. Caso seja necessário, sua bateria pode ser trocada por outra (de preferência carregada), vendida como acessório opcional.

O produto deve chegar ao mercado em 20 de agosto como o preço sugerido de 150 mil ienes (R$ 2.231, quase o preço de uma Honda POP 100 por aqui), um valor bem salgado mesmo para os padrões japoneses — o que explica uma característica muito desagradável deste produto: os ladrões adoram roubá-la. Mais informações aqui.

A RX-10S também estará disponível na cor prata (clique para ampliar).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.