ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Panasonic BizPad (um tablet com Android para negócios)

Disponível apenas no Japão em versões com tela de 7″ (JT-H580VT) e 10.1″ (JT-H581VT), o novo BizPad parece ser uma versão menos “blindada” do ToughPad FZ-A1 (que vimos em cores e ao vivo no final do ano passado) e é mais voltado para aqueles que querem ou precisam de um “iPad para trabalhar” (abaixo):

De um jeito ou de outro os tablets estão entrando de sola no mundo dos negócios, de modo que existe uma janela de oportunidade para um equipamento que tenha as características de um tablet padrão de mercado, mas que precise aguentar o uso intenso do dia a dia de trabalho. Talvez o que mais se aproxime desse perfil no Brasil seja o ThinkPad Tablet.

Mas o fato dele não ser um ToughPad significa que seja menos duro na queda. De fato, apesar de seu visual menos agressivo (e até um pouco monótono), o modelo de 10.1″ suporta quedas de até 1,2 metros de altura enquanto que o de 7″ 80 cm. Fora isso, ambos os modelos são resistentes a entrada de pó e respingos d’água, segundo as normas IP54 e IP55 (mais sobre isso aqui).

Entre suas características pouco usuais nos tablets está a presença de uma interface NFC IP-2 (a mesma tecnologia usada nos cartões FeliCa da Sony), suporte para caneta do tipo stylus (opcional), porta infravermelho e o mais interessante: sua bateria pode ser facilmente trocada pelo usuário e sem uso de ferramentas, o que facilita a vida daqueles que não dispõe de uma tomada ou tempo para ficar recarregando seu equipamento durante a sua jornada de trabalho.

Com relação as suas especificações técnicas, os dois modelos são equipados com processador ARM Cortex-A9, 1 GB de RAM, 16 GB para armazenamento de dados, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, porta USB 2.o (Host/Device), webcam (duas no modelo de 7″), slot para cartão micro SD/SDHC e tela LCD IPS WXGA (1.280 x 800 pixels) no modelo de 10.1″ e WSVGA (1.024 x 600 pixels) no modelo de 7″. Seu sistema operacional é o Android 3.2.

 

E mesmo que você não domine o idioma dos japões sugerimos visitar o site da Panasonic e assistir ao vídeo abaixo e descubra que, no campo da dramaturgia — ou pelo menos de como fazer um vídeo corporativo engraçado — nós brasileiros estamos bem mais adiantados do que eles 🙂

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Cesar Cardoso 19/01/2012, 09:54

    Mané gadget, né? Fui lá ver o vídeo.

    Spoiler: o Japão sempre vence. SEMPRE. HAHAHAHAHAHA. Teve até uma hora que eu achei que a mocinha do vídeo ia se transformar em alguma super-heroína de tokusatsu.

  • dflopes 21/01/2012, 19:18

    começam a perceber que existe mercado para tablets visando a geração de conteúdo.
    e para isso, uma stylus ainda é essencial para a maioria das coisas que não seja música.

    nesse aspecto, o bizpad vem fazer companhia ao samsung note.
    E esse ainda tem 7".