ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Otamatone Melody

Criado pela empresa Cube Works em parceria com a Maywa Denki o Otamatone Melody é um curioso brinquedo eletrônico musical que bota o Kazoo no chinelo.

Voltado para crianças o Otamatone funciona de maneira bastante simples: basta escolher uma das suas 11 músicas pré-programadas e botar o bichinho pra funcionar. A diversão nesse caso é que você controla a execução de cada nota apertando o botão play e a abertura da boquinha do instrumento o que permite mudar as escalas das notas ou criar outros efeitos de som como trinados.

O resultado pode ser visto no vídeo abaixo:

===

===

De fato, esse brinquedo foi inspirado em outro mais antigo — o Otamatone Colors — este sim um instrumento musical já que você consegue tocar uma nota específica pressionando ou deslizando o dedo no “braço” do instrumento controlando a altura do som (e outros efeitos como fazer um Wa-Wa) mexendo na boca do instrumento:

 

Interessante notar que o fabricante sugere o uso de um gabarito de papel para localizar as notas do instrumento, facilitando assim a localização das notas exatas para tocar a música desejada.

E quem melhor para explicar esse instrumento do que  Nobumichi Tosa, artista, designer, doido de pedra extraordinário e terceiro presidente da Maywa Denki :

===

===

Com um pouco de paciência e muita prática, você pode até se tornar a sensação da próxima reunião de família, do karaokê do final de semana ou do show de talentos da escola:

===

===

Para quem ainda não conhece, a Maywa Denki é um grupo artístico (meio Blue Man Group, meio DEVO, meio Leningrad Cowboys, meio Lady Gaga) que se envolve em diversas atividades como exposiçõesperformances ao vivo, produção de musicas e vídeos além de criar brinquedos (reais ou nem tanto) e dispositivos elétricos baseados nas suas chamadas máquinas nonsense. Tosa odeia iPods, despreza o lugar comum e costuma se apresentar com uniforme de funcionário de loja de material elétrico e óculos no melhor estilo nerd. O nome da sua “firma” (明和電機) é uma homenagem à empresa do seu pai e a maioria de seus trabalhos de arte são chamados de “produtos” e suas performances de “demonstrações”. Curiosamente a Maywa Denki iniciou suas atividades como parte da Sony Music Entertainment mas foi transferida em 1998 para a Yoshimoto Kogyo Co.

E como toda empresa japonesa, eles tem até hino da firma:

===

===

O preço sugerido do Otamatone Melody é de 1.680 ienes (~R$ 34) enquanto que o Otamatome Colors sai por 2.940 ienes (~ R$ 59) no Amazon.co.jp.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Willian Lemos 16/05/2011, 11:43

    Puuuuuuuuutz japoneses loucos… rs

  • Aurelio 16/05/2011, 12:11

    é impressionante, como eles inventam as coisas.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Nícolas 03/06/2012, 09:17

    ei mas pode tocar do jeito que quiser sem precisar programar as musiquinhas?