ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Olympus BCL-15mm Body Lens Cap

Nova lente padrão Micro Four Thirds é tão pequena, simples e barata que pode ser usada como tampa para proteger a entrada da lente na câmera.

Junto com o lançamento das novas câmeras Olympus Pen E-PL5 e E-PM2 na semana passada durante a Photokina, a fabricante japonesa também anunciou um curioso acessório na forma de uma lente que pode ser usada como uma tampa — ou body lens cap — que protege o engate da lente do corpo da máquina quando o usuário estiver carregando a câmera sem uma objetiva instalada.

Isso garante que você nunca mais irá perder aquela foto de disco voador, lula-gigante ou monstro do lago só porque sua câmera não estava preparada. 🙂

Batizada de BCL-15mm f8.0, esse acessório tem apenas 0,9 cm de espessura e vem equipada com uma pequena objetiva de três elementos em três grupos (provavelmente um triplete de cooke) com distância focal de 30 mm (equiv.) o que a coloca na categoria de meia-grande angular. Some-se a isso a sua abertura fixa de f8.0 e o resultado é uma lente mais indicada para fotos de paisagem ou retratos de grupo em locais abertos, dias claros etc.

Como ela é compatível com o padrão Micro Four Thirds, ela também pode ser usada nas câmeras Panasonic Lumix da série G.

Ela é toda construída em policarbonato (nome pomposo para plástico injetado) e não possui sistema de autofoco, motor ou contatos eletrônicos para se comunicar com a câmera. Seu único controle de fato é uma pequena alavanca manual que movimenta uma portinha que protege a lente quando fora de uso e ajusta o seu foco para uso normal (um metro até o infinito?) ou close-up (distância mínima de 30 cm).

Acredito que a  intenção desse produto é de proporcionar o máximo de portabilidade para as Pen Digital ou mesmo as Lumix G de menor porte (como as GF-3/5) sem perder a sua capacidade de tirar fotos. Esse é um assunto que sempre rola entre os usuários desse tipo de câmera, que se ressentem do fato de que alguns modelos nem sempre entram em alguns bolsos, mesmo usando lentes pancake como a Panasonic Lumix 14mm f/2.5 G ou a Olympus M. Zuiko 17 mm/f2.8. Mas com a popularização das fotos casuais e do fenômeno das toy câmeras e de aplicativos como o Instagram, as big players se sentem mais a vontade de oferecer para o mercado produtos mais simples que abrem mão de alguns recursos e até um pouco de qualidade de imagem em favor de funcionalidade/facilidade de uso.

Vale a pena destacar que, devido a simplicidade desse projeto, o seu preço sugerido nos EUA é de apenas US$ 45 — muito menos que os (US$ 300~400) cobrados pelas lentes pancake da Panasonic e Olympus e até mais barato que a notória lente Lumix G 3D.

Ela já está está em pré-venda no Amazon.com. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.