ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Objetiva 3D Micro Four-Thirds para Panasonic Lumix G

Depois de surpreender o mercado com o lançamento da primeira filmadora doméstica em 3D a Panasonic anuncia sua primeira objetiva 3D para suas câmeras Lumix série G, como a DMC-G1/G2/G10 e DMC-GF1.

Previsto para chegar ao mercado antes do final deste ano, a essa nova objetiva possui duas lentes montadas lado a lado. É uma vantagem se comparada, por exemplo, com o sistema da Sony, que requer o movimento horizontal da câmera (sweep panorama 3D) para capturar duas imagens em sequência com apenas uma objetiva para formar a imagem em 3D. Apesar de engenhosa e funcionar bem em imagens paradas como paisagens, essa técnica é particularmente complicada de ser usada em outras situações, como em fotos de ação.

No caso da Panasonic, esse problema não existe já que as duas imagens são capturadas ao mesmo tempo.

As informações sobre esse produto ainda são vagas de modo, que não exitem informações sobre suas características técnicas, se ela poderá ser usada para filmagens, se será necessário alguma atualização de firmware da câmera ou a se imagem será capturada em RAW e processada fora da câmera por meio de um programa especial.

De qualquer modo, pode ser que alguma informação surja durante a Photo Image Brasil, que ocorre esta semana em São Paulo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Edy 02/08/2010, 12:06

    Só para lembrar, a Panasonic é marca da Matsushita que para mim é a melhor indústria de eletrônicos. Raramente eles pisam na bola.