Gadget do dia: Nokia X7 (Symbian “Anna”)

G

A Nokia anunciou hoje sua primeira grande atualização no sistema operacional Symbian (até então conhecido como Symbianˆ3) com novos recursos e vai lançar dois novos aparelhos – o X7 e o E6 – já com esse novo software.

As principais mudanças no Symbian (versão PR2 codinome “Anna”) são a interface renovada, novo método de entrada de texto, incluindo um teclado virtual QWERTY horizontal (finalmente!) e divisão de tela na hora de digitar em um aplicativo. O browser foi renovado – a Nokia diz que ele tem um melhor desempenho e é mais fácil de usar. Outras funcionalidades serão adicionadas ao “Anna”, diz a Nokia – mas não agora.

O codinome “Anna” tem uma explicação: é a primeira de várias atualizações previstas para o Symbian (antes da morte, presumo – e espere upgrades com nomes B, C e D). Chuto Barbara, Cindy e Diana, e vocês?

Uma nova interface para a galeria de fotos também faz parte do upgrade, assim como uma maior integração com mensagens instantâneas no Microsoft Communicator Mobile para usuários corporativos, melhorias no software de e-mail, com suporte a pedidos de reunião e criptografia de dados via hardware. O “Anna” será lançado também para aparelhos atuais da Nokia (como N8 e E7), mas a Nokia diz que isso deve ocorrer “nos próximos meses”.

O Nokia X7 é um smartphone de “entretenimento”. Com acabamento em vidro (nosso querido Gorilla Glass) e aço inoxidável, tem uma tela capacitiva de 4 polegadas (AMOLED, resolução 640 x 360 pixels) e vem com câmera de 8 megapixels com vídeo em 720p, 8 GB de armazenamento interno e games (Galaxy on Fire HD e Asphalt 5 HD) pré-instalados. Sai neste trimestre ainda com preço estimado em 380 euros na Europa. Não vem para o Brasil.

Vendo o X7, lembrei imediatamente do X6, primeiro smartphone com tela capacitiva da Nokia. A grande questão agora – mesmo com o update pro “Anna” – é: com a morte vindoura do Symbian com a chegada do Windows Phone na Nokia (OK, é para o final do ano/2012), quem vai comprar um aparelho novo com esse sistema? Mmmm.

Já smartphone Nokia E6 é voltado para usuários corporativos: tem teclado QWERTY integrado e tela sensível ao toque (2,46 polegadas, resolução de 640 x 480 pixels – !!!) também protegida com Gorilla Glass. O E6 tem 8 GB de armazenamento interno, entrada para cartões microSD, conectividade Wi-Fi, 3G e Bluetooth, câmera de 8 megapixels com flash LED e gravação de vídeo em HD (720p). Será vendido pelo preço sugerido de 340 euros ainda neste trimestre. Sai aqui no segundo semestre.

Fotos do X7, E6 e da nova interface do Symbian Anna:

 

 

 

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos