ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Nokia N79 Eco (o primeiro sem carregador)

n79eco

No começo do mês, falei aqui neste Zumo que a Nokia pensava em lançar celulares sem o carregador. Bem, o primeiro modelo já está à venda na Inglaterra: é uma versão do N79 ecologicamente correta.

A diferença do N79 “normal” para o N79 Eco, além da falta de carregador, é uma embalagem menor e a doação, por parte da Nokia, de 4 libras para o WWF. De resto, é o mesmo aparelho (3G, GPS, câmera de 5 megapixels, tela de 320 x 240, cartão de 4 GB microSD).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • nostrono

    Anderson, o princípio aqui é que você use seu carregador antigo. A não ser que você já tenha daqueles carregadores de parede que a CES 2009 exibiu (os caras do Zumo até falaram dele num post), ou algum outro tipo de energia alternativa que dê pra carregar uma bateria de lítio (/espaço para piadas)!

  • Anderson

    Ele só é comercializado sem o carregador, partindo do presuposto que o usuário já tenha um modelo anterior que use o mesmo carregador, ou utiliza uma fonte de energia alternativa?

  • Rodney

    e vem com 3 frentes removíveis? uma só não era o suficiente?

  • Ricardo Yokoyama

    Anderson, é isto mesmo. A parte ECO deste produto é realmente a ausência do carregador na comercialização (redução em gasto de energia e matéria-prima na confecção de um novo carregador e o uso de uma quantidade menor de papel na caixa do produto…).

  • henrique

    @anderson
    ele é vendido sem o carregador, partindo do pressuposto que o dono já tenha outro nokia.

  • Eduardo

    Tudo bem, sem carregador, embalagem ecologica, mas o que me dizem de 3 capinhas de plástico derivado do petróleo.. hehehe absurdo, Adoro a Nokia, acho a iniciativa ótima, mas 3 capinhas foi demais, desnecessário, aliáis a capa deveria ser ecológica também de algum outro materia , teria sido uma ideia muito interessante.

  • Anderson

    Obrigado pelas respostas srs. Eu acredito que nesse momento qualquer iniciativa é válida, e como apenas agora a questão ecológica está vinda a tona e com força total, veremos várias iniciativas dessas, com algumas inconsistências. Mas é natural ver isso no inicio de qualquer iniciativa e com o tempo, serão feitos os devidos ajustes.

  • E o preço ?

  • Eduardo

    a nokia quer é economia (para ela lógico), vende um produto sem carregador e sai como se fosse a ecologica, pura demagogia

  • Eduardo Dantona (Duda)

    Ecologico ? Por vir sem carregdor (custo a menos para Nokia que de besta so tem a cara) ? Ecologico sera no dia em que carregarmos o aparelho via energia solar ou eolica (rs).

  • Chris K

    Acho louvável a iniciativa da Nokia, não só de vender o telefone sem o carregador, mas também por oferecer as capinhas de plástico, que por esticarem um pouco a vida útil do celular, provavelmente anulam seu impacto ambiental.
    Fui usuário de Nokias durante muito tempo e cheguei a ter 4 carregadores iguais, até que passei a usar um celular Sony Ericsson, este, depois de um ano de uso já está todo arranhado. Com o Nokia, era só trocar a frente que o celular estava novo.
    O que dizer então do iPhone, que nem a opção de troca de bateria pelo usuário tem.