Gadget do dia: Nikon D90

G

Na verdadeira carnificina que é hoje o mercado de fotografia digital, me impressiona como os fabricantes de câmeras reflex cada vez mais copiam idéias nascidas em seus modelos compactos (ou da concorrência), como o Live View (enquadrar imagens usando a tela LCD), o estabilizador de imagem e agora a capacidade de filmar clipes de vídeo (aaargh!!!).

Esse por sinal é o atrativo da nova Nikon D90, um modelo intermediário com sensor de 12 megapixels, voltado para amadores avançados e entusiastas que sucede o modedo D80 e traz de volta a lembrança do legendário modelo N90, que foi um marco na época de seu lançamento por finalmente incorporar um novo sistema de auto-foco capaz de bater de frente com a linha Canon EOS.

A grande sacada desse recurso é que a D90 é capaz de capturar vídeos com resolução máxima de 1.280×720 pixels a 24 qps (quadros por segundo) tirando proveito de todos os recursos visuais disponíveis nas lentes Nikon, como filmar em baixa luminositade, controlar a profundidade de campo ou mesmo usar lentes exóticas como olho de peixe, macro, etc. Desvantagens? Na sua maior resolução a N90 só grava clipes de até 5 minutos (300 segundos), o sistema de autofoco não funciona as filmagens e a gravação de som é só em mono.

O produto já pode ser reservado em lojas como o Amazon.com pelo preço sugerido de US$ 999,95 (somente o corpo) ou US$ 1.299,95 na forma de kit com uma lente Zoom Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED AF-S VR DX. O lançamento no Japão será no próximo dia 19 de setembro.

PS: Se essa moda pegar, fico imaginando qual vai ser a próxima grande idéia desses caras… Usar a DSLR como webcam ou tocar MP3? ;^)

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos