ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Nikon Coolpix S1100pj

Confesso que nunca botei muita fé na Coolopix S1000pj — a primeira digital do mundo com projetor integrado —  mas aparentemente o conceito deve ter feito sucesso suficiente para convencer a Nikon a lançar hoje um segundo modelo — a CoolPix S1100pj.

Segundo o fabricante, a grande sacada desse produto está na sua capacidade de apresentar/compartilhar seu conteúdo para um público mais amplo, deixando de ser uma experiência pessoal — com a câmera passando de mão em mão para ver as fotos na sua telinha — para se tornar uma experiência coletiva. Esse idéia de poder compartilhar imagens de maneira imediata para grandes grupos e sem depender de qualquer equipamento adicional pode ser particularmente interessante num encontro de colegas, festa de familia ou até mesmo numa reunião de negócios.

Para ajudar nesta estratégia, a S1100pj ganhou um visual mais leve e simpático, adotando linhas mais suaves e até opções de cores mais extravagantes como verde limão e roxo, o que torna a mesma mais atraente para um público mais descolado. Seu projetor interno de 14 lúmens ficou 40% mais brilhante e agora ele conta com um pequeno suporte na base para melhorar o ângulo de projeção da imagem.

Seu sensor de imagem passou de 12 megapixels para 14 megapixels (até ISO 6400) e sua tela LCD de 3 polegadas é sensível ao toque, o que permite mexer/editar na imagem ao mesmo tempo que a imagem é projetada na parede. Note o botão vermelho para iniciar/encerrar gravações de video em HD 720p.

Finalmente, a S1100pj vem equipada com uma lente Zoom-NIKKOR (28-140mm) equipada com estabilizador de imagem (VR Image Stabilization System) e 17 modos de cena. A previsão é que ela chegue ao mercado americano em setembro pelo preço sugerido de US$ 349,95. Para um pico-projetor que filma em HD, não é uma má ideia.

Zumo in a Box:

Como já sabíamos desde a última PhotoImage, a Fuji finalmente anunciou hoje (17/08) sua nova câmera 3D, a FinePix REAL 3D W3. Ela realmente ficou bem menor (12,4 x 6,6 x 2,8 — LxAxP), ganhou linhas mais curvas e oferece melhor suporte para vídeo 3D — o que inclui uma porta HDMI-mini.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Rafael 17/08/2010, 14:41

    É bem legal isso. Mas o consumo de bateria e, principalmente, a vida util da lâmpada, como ficam? Para projetar precisa ser num lugar fechado sem muita luz direta, lugar onde geralmente tem uma tv por perto. Ainda prefiro o bom e velho cabo ou um adaptador wifi que converse com a câmera plugado no usb da tv, por exemplo. É outra solução, mas daí depende de cada um. Eu só tô esperando um dongle assim aparecer.