ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Câmera digital DSLM Nikon 1 (J1 e V1)

Fabricante japonesa finalmente anuncia sua câmera de lente intercambiável sem espelho com previsão de chegar ao Brasil no final de outubro.

A Nikon anunciou hoje uma nova família de câmeras DSLM (Digital Single Lens Mirrorless), chamada de Nikon 1 e formada por dois modelos: a J1 (à esquerda)  e a V1 (à direita).

Segundo a fabricante, essas câmeras incorporam um novo formato de sensor CMOS de 1 polegada (13,2 x 8,8 mm) com 10,1 megapixels e formato ‘CX’, cujo fator de corte é de 2,7 vezes (ou seja, uma lente de 20 mm é equivalente a uma lente de 54 mm numa câmera 35 mm). Ambas são capazes de capturar vídeos em Full HD (1080i) e, como é padrão da casa, o sistema de estabilização de imagem não está no corpo, e sim será montado em algumas lentes com designação VR.

De um certo modo elas lembram um pouco a estratégia adotada pela Panasonic com suas DSLM Lumix. Como no caso das Lumix GF-1/2/3 o modelo J1 é uma câmera menor e mais simples voltado para amadores que desejam evoluir dos seus modelos de bolso ou de lente fixa para um sistema DSLM.

Fora isso o público feminino também é alvo da J1, já que a Nikon planeja lançá-la em outras cores além do pretinho básico e prata como branco, vermelho e pink acompanhadas com uma lente de mesma cor (uia!). E como na GF-3 a V1 não vem com sapata de flash, mas conta com um curioso flash embutido. O corpo sem a lente mede 10,6 x 6,1 x 3,0 cm (LxAxP) e 227 gramas de peso e o seu preço sugerido com uma objetiva zoom de 10~30 mm será de US$ 649,95  nos EUA.

Já o V1 é um modelo mais cheio de recursos e voltado para amadores avançados e entusiastas. E como nas Lumix G1/G2/G3, ele conta com um pequeno visor eletrônico integrado o que pode ser uma mão na roda em algumas situações onde o LCD traseiro não funciona bem como em ambientes externos sob sol forte. Curiosamente, ao contrário da J1, a V1 aparentemente não possui flash embutido e seu modelo externo parece se encaixar na câmera por meio de uma sapata de desenho proprietário, como nas Sony NEX.

Ela mede 11,3 x 7,6 x 4,4 cm (LxAxP) pesa aproximadamente 294 gramas e seu preço sugerido nos EUA com a mesma lente zoom de 10-30mm será de US$ 899,95. Entre os diversos acessórios disponíveis está o módulo GPS (ao lado da câmera).

Fora a lente zoom de uso geral que já acompanha a câmera, a Nikon já anunciou três outras lentes “1 Nikkor“: uma tele-zoom, uma lente prime grande angular e um segundo modelo de uso geral com zoom motorizado, mais indicado para captura de vídeo. Fora esta última, todas as outras estarão disponíveis nas mesmas cores dos corpos (preto, prata, vermelho, branco e pink).

A previsào é que o novo sistema chegue ao mercado americano e no Brasil (yaaay!) perto do final de outubro. E com esse anúncio, só a Canon ainda está de fora desse novo segmento — e quem sabe por quanto tempo?

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • gilvan

    A Canon está perdendo tempo (e mercado) ao ignorar este novo nicho…..

  • Hugo Leonardo

    Ainda prefiro as Sony da linha NEX.

  • Bruno Doiche

    Acho interessante como só a fuji está entregando o que os amadores entusiastas querem: uma rangefinder.

  • DANIEL RIBSTER

    OLHA ACHEI A CAMERA MUITO BACANA MAS ACHO QUE NÃO VAI FAZER SUCESSO ,A SONY TENTOU CRESCER COM A LINHA NEX E NÃO FOI LA GRANDES COISAS ,POR MAS QUE OS FABRICANTES AUMENTAM O SENSOR DE UMA COMPACTA NUNCA VAI CHEGAR A QUALIDADE DE UMA DSLR…

  • Judson

    Vocês sabem quando elas estarão disponível no Brasil? Quero uma Urgentemente!

  • Inácio Teixeira

    Andei lendo varias publicaçoes sobre a J1, ainda quero entender mais, pq se realmente for tao boa ssim, vou comprar de imediato. Seria uma camara pra se carregar por todos os caminhos no dia dia

  • Maria V

    Essa camera possui visor otico por fora?

  • Pingback: Olympus OM: pode uma câmera revisitada salvar a fabricante?()

  • Pingback: Gadget do dia: Pentax K-01 (3a. geração!)()

  • Pingback: Nikon D800: 36,3 megapixels (!)()

  • Pingback: Números enormes: câmera Nikon 1 J1 no Brasil()

  • Pingback: Vídeos de gatos em câmera lenta com a Nikon 1 V1()