ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Morsa de mesa Eda 8RN

morsa_eda8rn_caixa

Vocês gostam de ferramentas? Eu adoro. Principalmente daquelas que me ajudam quando preciso de algo para segurar firme um pequeno objeto para fazer um furo, colar uma peça ou mesmo soldar/dessoldar um fio ou componente.

Passando por uma lojinha de ferramentas na rua dos Timbiras (travessa da Sta Ifigência, do lado da rua dos Andradas) eu topei com a ferramenta acima. Uma morsa de mesa compacta modelo 8RN distribuído pela Importadora Eda.

Henrique comenta, questiona, se diverte: Mario, eu pensei altos absurdos ao ler o nome “morsa” no título… deixa pra lá 😛

Nagano se explica: deve ser por isso que o fabricante também chama isso de mini-torno. Apesar de que, para mim, torno é aquilo que usina peças cilíndricas.

Ao contrário do que parecia ser, a 8RN não é um brinquedo de plástico e sim uma ferramenta totalmente feita em zinco fundido e aço. A 8RN possui diversas características interessantes para o usuário doméstico e hobbista, como sua base de sucção de borracha (acionada pela alavanca lateral na base) o que mantém a morsa firme sobre superfícies lisas como vidro ou fórmica (como a mesa da cozinha), muito prático para trabalhos rápidos ou temporários.

morsa_eda8rn_intro

Outra sacada interessante é sua coluna que sustenta a morsa com base de esfera — presa  por uma espécie de pinça com trava de rosca — cuja pressão mantém o conjunto firme em diversas posições:

morsa_eda8rn_coluna

A boca da morsa tem 7 cm de largura e pode abrir — no máximo — outros 7 cm. Ela vem com um par de mordedores de borracha que podem ser retirados, revelando uma base em metal liso com duas ranhuras que permitem fixar plaquinhas tanto na vertical quanto na horizontal.

morsa_eda8rn_mordedor

Finalmente, quando fora de uso, a parte de cima da morsa pode ser facilmente rebatida para frente, de modo que não ocupa muito espaço na hora de ser guardado na gaveta, caixa de ferramentas ou mesmo na sua própria embalagem:

morsa_eda8rn_na_caixa

Se comparado com o que já vi no mercado, a 8RN possui boa apresentação, excelente acabamento e gostei tanto dele que comprei um para reforçar o arsenal da Zumo-caverna. Pelos R$ 52 que paguei por ele na loja, acredito que foi um bom negócio, apesar de que — como tudo que vem da China — até pode ser que alguém encontre um mais em conta. É só uma questão de bater perna.

Ainda em tempo:

Pesquisando na Web eu encontrei uma morsa idêntica com uma pintura diferente — um Proxxon FMS 75 — que pode ser encontrada no Amazon.com ou no Brasil  nesta loja de modelismo (código PRO28602) pela bagatela de R$ 349.

Que chique né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Mário, também adoro ferramentas e essa ai realmente parece ser muito boa! Vou tentar encontra-la nas lojas de ferramentas chinesas aqui em Recife.

  • Felix Ximenes

    Nagano, se ao menos eu tivesse lido isso antes!!! Estive na Santa Efigênia nesse Sábado (grande novidade, todo mundo sabe que eu sou devoto da Santa) já poderia ter comprado essa morsa.
    Cara adorei essa dica. Já é o meu mais novo objeto de desejo. Vou ter que voltar no Sábado que vem para orar pela minha padroeira e fazer umas comprinhas 😉

  • Amém irmão. Bem aventurado os devotos da Santa.

    M.

  • Leo

    Mas que jabá, hein?

  • anderson

    Se você está com disposição, é possível encontrar algumas coisinhas interessantes na Sta.

    Um outro ponto importante é ter um bom instinto, porque se formos considerar as recomendações de alguns lojistas, voltamos pra casa com uma frustração monstruosa. Ah sim, também tem a paciência, não saia de casa sem ela.

  • Oi Leo,

    Pagando 52 Reais? Eu sempre achei que jabá fosse alguma coisa que a gente recebesse de graça.

    Confessa vai, vc está com inveja da minha felicidade. 😉

    M.

    • se o post fosse jabá, teria o infalível título “I am the walrus”

  • RJP

    Opa, anotar essa morsa para a próxima vez que eu for a São Paulo, visitar a santa padroeira dos geeks e montadores de micros, a Santa Ifigênia…

    Em tempo, eu (ainda) mantenho um blog falando desse tipo de coisa. Se alguém quiser ir lá perder tempo, ler, quiser colaborar… O espaço é aberto: http://uruguaianaepunk.blogspot.com. A gente fala de muita coisa, inclusive da Santa Ifigênia (qdo vamos a SP, claro).

  • Wilson

    Bom dia Nagano San,

    Eu achei muito bacana esta ferramenta, porém, entrei em contato com a loja para obter as informações para a compra, e ao contrário das outras lojas da região, o atendimento foi péssimo!!!!Não informam nada a respeito da ferramenta, não querem vender.

  • Sniffer

    @RJP, seu blog tem cara de oficina eletrônica, mais um pouquinho e eu até sentiria o cheiro de solda. Estética não faz mal a ninguém, sabia?

  • Augusto

    A morça em si dá pra reparar brinquedos… e a base não fixa nem a pau!!!