ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Master Lock (TSA Accepted)

Um dos inconvenientes para os que viajam regularmente os EUA, são as regras do TSA (Transportation Security Administration) que sempre inventam alguma novidade para melhorar seus sistemas de segurança e quem não gostar que vá reclamar com o Bin Laden.

Um desses procedimentos autoriza o pessoal do TSA a abrir e averiguar qualquer bagagem que circula pelos aeroportos à procura de materiais considerados perigosos/proibidos ao contrário do Brasil, onde isso só pode ser feito na presença do dono. Assim o pessoal das empresas de aviação até recomendam que as malas viagem dentro dos EUA sem cadeado, já que a fiscalização pode até cortar o cadeado para realizar as suas averiguações com direito à uma cartinha de desculpas em Inglês e espanhol. Sei disso porque marquei bobeira e despachei minha mala com meu bom e viajado cadeado Papaiz e a bagagem chegou no destino sem a mesma. :^(

Nada contra os procedimentos do TSA mas fica a dúvida de como contornar esse problema e, como sempre, a solução veio de uma empresa americana e fabricado na China: o Master Lock TSA-Accepted 4680DBLK. (Brigadão pela dica, Otávio!)

O conceito é interessante: trata-se de um cadeado de combinação (definido pelo usuário) mas que também pode ser aberta com uma chave mestra em poder da TSA. Assim, a bagagem pode viajar mais protegida e aberta a qualquer momento sem danificar a tranca.

A propósito, outra novidade que deve chegar ao mercado são as bagagens “Checkpoint Friendly” para notebooks. Trata-se de uma série de sugestões para desenho de malas que permitem que o notebook passe pelo Raio-X dos pontos de segurança sem ter que retirá-lo da mala. Mas para isso, o portátil precisa estar um compartimento que facilite sua inspeção sem que objetos fiquem sobre e sob o mesmo.

Veja o exemplo abaixo:

Essa recomendação é bastante recente, mas várias empresas já estão desenvolvendo seus produtos que devem chegar no varejo em breve, entre elas a Targus.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Eu consigo ver algum site clandestino (sediado próximo ao mar da China) vendendo a chave mestra 🙁