ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Mame-Cam (uma Hit Camera Digital)

Depois da Lomografia ter inflacionado o mercado de câmeras de brinquedo e elevado a fotografia Trash para o estado de arte, o pessoal da Thanko (sim, o mesmo da máscara de gato USB) faz a sua contribuição para a causa, lançando a Mame-Cam uma câmera digital ultra-compacta no melhor estilo Hit Camera.

Interessante notar que o nome Mame-Cam pode ter sido inspirado na Mame Kamera (豆カメラ — algo como “câmera-feijãozinho”) uma máquina fotográfica em miniatura de baixíssimo custo — mais conhecido no ocidente como Hit Camera (embaixo) —  que surgiu no Japão logo após o fim da segunda guerra e que foi um souvenir muito popular até os anos 1950. Ele usava um rolinho de filme de 14 a 20 mm de diâmetro com ~10 exposições e tirava fotos que valiam mais pela façanha de registrar uma imagem do que pela qualidade propriamente dita.

Já a versão digital lançada pela Thanko mede aproximadamente 2,7 x 2,7 x 3,0 cm (LxAxP), 11 gramas de peso e ela é capaz de tirar fotos de 1.600 x 1.200 pixels ou mesmo vídeos de ~1 minuto com  resolução VGA (640 x 480 pixels) a 30 qps ou seja, nada que uma webcam USB ou sua câmera de espião favorita já não faça.

Seu desenho é bastante moderno que lembra os atuais corpos de DSLR de policarbonato ou magnésio fundido normalmente na cor preta. Aparentemente o ajuste  do foco é fixo o que deve facilitar a vida do usuário. No passado outras empresas já lançaram miniaturas de câmeras dentro de caixas de doces, mas elas não tiravam fotos.

Aparentemente o uso dessa câmera é simples e direto: aponte a mesma na direção do que você deseja fotografar e pressione o botão. Não acredito que sua telinha traseira nem o visor realmente funcionem.

A Mame-Cam armazena suas fotos e vídeos num cartão Micro-SDHC (até 32 GB) que deve ser adquirido separadamente…

… e as imagens e vídeos capturadas também podem ser transferidas para o PC por meio de uma porta USB mini.

A recarga da sua pequena bateria interna pode ser feita pela porta USB ou por meio de um recarregador a pilha que já acompanha o produto.

A nova Mame-Cam pode ser encontrada no site da Thanko pelo preço sugerido de 7.980 ienes (R$ 160). Mais barato que uma Lomo LC-A.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • @joauricchio 20/02/2011, 12:45

    Juro que com esse nome, achei que tinha a ver de algum modo com o já clássico MAME, o emulador de fliperama lendário. Bem legal, Mário. Será que os caras entregam no Brasil? Esse é o tipo de presente perfeito para o geek alfa que tem tudo…

  • Ligeirinho 22/02/2011, 11:16

    Me lembrei daquela tal Brezze Cam que aquela empresa que promete "produtos que simplificam sua vida" anunciava. Tive uma daquelas… qualidade sofrível, mas pelo menos registrava algo =p