ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: maleta SOLO CheckFast (TSA Friendly!)

Já faz algum tempo que a poderosa Transportation Security Administration (TSA) anunciou uma norma que autorizou o desenvolvimento de malas para transporte de notebooks descritas como “Checkpoint Friendly“, isto é, seu desenho facilita a sua passagem no portátil pelos sistemas de raio-X dos aeroportos norte-americanos sem ter que retirá-lo da mala, agilizando assim o processo de verificação.

Segundo o órgão, tais bagagens devem atender às seguintes exigências:

  • Ter um espaço deignado apenas para o notebook.
  • A mala deve se desdobrar para que esse espaço para o notebook passe deitado pela esteira do raio-X.
  • Esse espaço para o notebook não pode ter fechos de metal, zíperes ou fivelas nem em cima, nem embaixo ou no seu interior.
  • Esse espaço para o notebook não pode ter bolsos na parte de dentro ou de fora.
  • Esse espaço para o notebook não deve carregar nada mais que o próprio computador.

Uma das primeiras malas que vi que atendem à essa norma é a maleta CLA310-4 da empresa SOLO. Na hora da checagem, basta abri-la e passar pelo raio-X. Nos EUA, a Targus oferece uma solução semelhante, a linha Zip-Thru.

Nota-se que no caso de bagagens maiores, a solução encontrada foi de colocar o portátil em compartimentos ou capas especiais que podem ser removidos e recolocados rapidamente na mala.

Pode parecer bobagem, mas qualquer coisa que ajude na hora de passar pelos pontos de checagem é sempre bem vindo, já que tirar o sapato, a carteira, moedas, chaves, relógio, celular e até o cinto da calça já dá bastante trabalho. Nesse caso, uma mala checkpoint friendly pode ser algo a ser considerado na sua próxima compra.

Ainda em tempo:

Para os fãs de netbooks a SOLO já tem um modelo específicos para modelos com tela de até 10″, o TCA511-4.


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.